top of page

Soluções tecnológicas: Colégios Técnicos da UFPI realizam evento online de acolhimento a alunos


Para marcar o início do período letivo, alunos dos Colégios Técnicos da UFPI de Bom Jesus, Floriano e Teresina foram recepcionados com uma programação online especial. É o Seminário Integrador - Acolhida aos estudantes para o semestre letivo 2021.1, que foi realizado na tarde desta quinta (18). A atividade foi organizada pelos profissionais da Assistência Estudantil dos Colégios. O vídeo da transmissão está disponível no Canal Assistência Estudantil em Ação no YouTube.


A abertura do evento contou com as participações do Reitor de UFPI, Gildásio Guedes; da Superintendente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Virginia Muniz; do Representante do Colégio Técnico de Bom Jesus, Maurício Ribeiro; do Diretor do Colégio Tecnico de Floriano, Ricardo de Castro; e do Diretor do Colégio Técnico de Teresina, Francisco Mousinho.


Em sua fala, o Reitor Gildásio Guedes lembrou que o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico teve atuação pioneira na Universidade no contexto da pandemia, sendo o primeiro a ofertar aulas remotas para os alunos, ainda no primeiro semestre de 2020.



“O EBTT como um todo eu tenho julgado como o que tem mais experiência na UFPI, porque já acumula praticamente 2 semestres remotos. Os diretores tiveram a coragem de colocar seus docentes para se apropriarem das tecnológicas de informação e comunicação para que pudessem viabilizar o ensino remoto”, destacou Guedes, ao desejar boas-vindas a estudantes, técnicos e docentes no início do novo semestre.


A Professora Virginia Tamara Muniz, Superintendente do EBTT, levou uma mensagem especial de acolhimento a todos, desejando a conquista de objetivos. “É tempo de reforçarmos os nossos conhecimentos para seguirmos evoluindo, com a certeza de seguimos caminhando juntos em mais um ano. Agradeço a dedicação de servidores e docentes dos três colégios pelo esforço em manter o alto nível da formação de nossos queridos alunos”, disse.


Além das falas de profissionais da equipe organizadora e de representantes e diretores dos Colégios Técnicos, o evento contou com a palestra "Educação em Tempos de Pandemia: Realidade e Desafios", com o professor e palestrante Jex Xavier e mediação do professor Jossivaldo Pacheco, do Colégio Técnico de Teresina (CTT).


Antes da palestra, o mediador da atividade, Prof. Pacheco, exibiu um vídeo com depoimentos de alunos da EBTT, em que eles destacaram os desafios no primeiro ano do ensino remoto na pandemia e como se mantiveram motivados para realizar as atividades sem aulas presenciais.


“Os depoimentos dos alunos mostram a força de vontade que fizeram para seguir com foco nos estudos. Com os professores não foi diferente, também houve desafios. Graças às formações que recebemos do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), muitos professores se desdobraram para aprender e fazer uso das novas tecnologias”, afirmou.


O Professor Jex destacou em sua palestra que o cenário da pandemia e do ensino remoto também pode trazer novas oportunidades no futuro, com pessoas mais fluentes no uso de ferramentas digitais, mais capacitadas a lidar com a administração do tempo e estabelecer prioridades na rotina, habilidades essenciais para fortalecer a atuação profissional.


“Embora estejamos vivendo esse momento, que não é fácil, seja professor, seja aluno, vocês estão construindo hábitos que terão consequências positivas mais adiante”, pontuou.


Encerrando o evento, o Psicólogo Leandro Lopes destacou a importância da consolidação do trabalho integrado da Assistência Estudantil dos Colégios para aperfeiçoar o acolhimento ao aluno EBTT.


“A participação de tantas pessoas nesse evento é pra nós também o reconhecimento da importância da atuação da assistência estudantil dentro das escolas EBTTs. Estamos abrindo um canal (no YouTube) que está à disposição dos estudantes para sugerirem temas que possamos abordar durante o ano”, disse.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conheça os projetos da EAgro

PROJETOS DE EXTENSÃO Ciências Agrárias Saúde e Segurança Alimentar (2021-2023) Orientação: Daniela Cavalcante dos Santos Campos Hortas como promoção de segurança alimentar e educação ambiental em Esco

bottom of page