Quem somos
O Condetuf é a associação que congrega os dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (ETVs) em todo território nacional.
Nossas instituições ofertam cursos da Educação Básica, no nível Médio e no nível Técnico; no nível de Superior, onde há cursos de Tecnologia, Bacharelado e Licenciatura; e há ainda a Pós-Graduação, tanto com cursos de especialização (lato sensu), quanto de mestrado (strictu sensu) - com cursos na modalidade de ensino presencial e na educação à distância, o EAD.
Ao longo de três décadas, o Condetuf tem conectado a atuação e fortalecido a representação das ETVs, tanto para a comunidade quanto para as demais entidades que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Nossos órgãos administrativos e deliberativos são o Plenário, a Diretoria (composta pelas presidência, secretaria e tesouraria) e o Conselho Fiscal; além das câmaras de Planejamento e Orçamento, de Política Institucional e Ensino e a de Recursos Humanos (compostas por cinco membros cada).
Ao desafio de atender e valorizar a diversidade que nos compõe, seja em relação a áreas do conhecimento seja em relação a regiões do país, buscamos responder optando por políticas educacionais norteadas pela transparência, participação, respeito, ética, organização, inovação, integração, pluralismo e pela democracia.
Nós acreditamos que a educação é um dos instrumentos mais poderosos na busca do aprimoramento humano, tanto das habilidades individuais quanto daquelas que, desenvolvidas coletivamente, fomentam uma sociedade capaz de acolher todos os seus talentos.
A qualificação para a produção, a reprodução e o cuidado da vida, para a experimentação científica, para a expressão criativa e para a inovação tecnológica é a principal finalidade de todas as ações das escolas técnicas associadas ao Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais, o Condetuf.
Nossa entidade representa 23 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil que juntas ofertam 272 cursos da Educação Básica, Técnica, e Tecnológica (EBTT), atendendo atualmente mais de vinte mil alunas e alunos matriculados em nossa rede.
promover estudos e propor soluções para o desenvolvimento do ensino técnico de nível médio
colaborar com os poderes públicos, visando o aprimoramento da educação
estimular as atividades científicas e tecnológicas nas escolas vinculadas
contribuir para o nível cultural e técnico do corpo administrativo das escolas vinculadas
funcionar como órgão permanente de coordenação, para gerir interesses comuns diante de instituições públicas e privadas, bem como apoiar o intercâmbio entre as escolas vinculadas
apoiar a realização de congressos, conferências, seminários e outros encontros, afim de promover a discussão de políticas públicas, para a melhoria das escolas vinculadas
buscar e manter intercâmbio entre as escolas vinculadas e outras instituições, públicas ou privadas, com interesses comuns
Relações institucionais
Ao longo de sua existência, o Condetuf passou a ter notoriedade ao participar de grupos de trabalho junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Também compomos a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal), desde a sua criação, em 2008.
Em 2020, a Rede Federal é composta por 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica, uma Universidade Tecnológica Federal, e 23 Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais, o que totaliza um conjunto com 661 unidades distribuídas nas 27 unidades da Federação.
Desde a inclusão das Escolas Técnicas Vinculadas (ETVs) como integrantes da Rede Federal, até a construção e consolidação da isonomia de tratamento em relação as outras instituições integrantes vinculadas diretamente ao MEC, o desafio se estende até a articulação com entes representativos das Universidades e Institutos Federais e a integração entre o Condetuf e o conjunto de reitores das universidades que possuem escolas vinculadas.
Nesse sentido o trabalho avança com a nossa participação nos:
-
Comitê de gestão e planejamento;
-
Conselho Permanente para o Reconhecimento de Saberes e Competências da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico;
-
Grupo de Trabalho para elaboração de diretrizes, mecanismos e procedimentos para atuação da Rede Federal no Programa Idiomas sem Fronteiras;
-
Comissão Permanente de Acompanhamento das Ações de Permanência e o Êxito dos Estudantes da Rede Federal;
-
Representação na Comissão que instituiu a rede Certic;
-
Comissão Nacional de Educação Prossional e Tecnológica do Campo;
-
Fórum Nacional de Apoio à Formação e Qualiação Profissional;
-
Grupo de trabalho constituído por representantes da SETEC, CONIF e CONDETUF para definir a metodologia de cálculo do FEC para cada curso ofertado pela Rede Federal de Educação Prossional e Tecnológica.
Diretoria
Gestões anteriores
2019 à 2022
Consolidação
Presidência do professor Zilmar Rodrigues, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
2015 à 2018
Expansão
Presidência do professor Antônio César Pereira Calil, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
2008 à 2014
Criação
Presidência do professor Júlio César de Andrade Neto, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Mémoria
O primeiro movimento em torno do surgimento de uma entidade que representasse coletiva e publicamente as Escolas Técnicas Vinculadas (ETVs) a diversas universidades federais, ocorre em 1990, quando os seus professores se reuniram para criar e fundar a Associação dos Diretores das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais do Rio Grande do Sul, com a finalidade de tratar de assuntos de interesse comum e de atuar interinstitucionalmente para o fortalecimento das mesmas em seus pleitos junto a órgãos da gestão pública federal.
Ainda em 22 de agosto de 1990 a associação passou a se chamar Conselho dos Diretores das Escolas Técnicas Agrícolas, Comerciais e Industriais das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (CDETUF/RS). Caminhando nessa direção, no dia 03 de abril de 1991 foi aprovado o Estatuto do Conselho dos Diretores das Escolas Técnicas das Universidades Federais, sendo eleita a primeira diretoria.
Em 1992, houve uma primeira reunião com o então ministro da Educação, Murilo Hingel.
A partir desse encontro, iniciou-se a construção de um relacionamento institucional franco e fértil, hoje consolidado e fundado na colaboração entre o Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf).
Atualmento o Condetuf se consolidou como entidade representativa das Instituições de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) vinculadas às Universidades Federais de todo o pais.