top of page

Fazendinha Agroecológica de Seropédica celebra seus 30 anos


O Cerimonial do evento foi apresentado pelos Mestres de Cerimônia, Verônica Vitória Anastácio Predes e Webeton Custódio Rodrigues da Silva, alunos do Curso de Hospedagem do CTUR. Fizeram parte da Mesa de Abertura as quatro instituições mantenedoras, CTUR, Embrapa Agrobiologia, Pesagro-Rio e UFRRJ.


O Magnifico Reitor da UFRRJ, Roberto de Souza Rodrigues, declara aberta o cerimonial. Logo após a execução Hino Nacional foi desfeita a Mesa, e passado a palavra a Professora Analise Dias que fez uma apresentação impecável da Fazendinha Agroecológica.


Os quatro representantes das entidades mantenedora da Fazendinha fizeram o uso da palavra. A primeira a falar foi a Chefe Geral da Embrapa Agrobiologia, a Pesquisadora Cristhiane Oliveira da Graça Amâncio, logo após o Presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de janeiro, Pesagro-Rio, Paulo Renato Marques, em seguida o Diretor do Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR) o Professor Luiz Carlos Estrella Sarmento e por último o Magnifico Reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Professor Roberto de Souza Rodrigues.


Também fizeram uso da palavra, o Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Marenilson Batista da Silva, o Presidente da Emater-Rio, Marcelo Monteiro da Costa, a Coordenadora de Produção Orgânica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Virginia Mendes Cipriano, e o Representante da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado do Rio de Janeiro, Celso Merola.


Foi realizado agradecimento especial a todos os funcionários, ex-funcionários, agricultores, agricultoras, estudantes, professores, pesquisadores, e todos os parceiros e colaboradores que contribuíram para a evolução da fazendinha agroecológica ao longo destes 30 anos.


São 30 anos de uma história que se entrelaça com o início e a evolução das pesquisas sobre agroecologia e agricultura orgânica no Brasil. Implantado em 1993 e com uma área de 70 hectares, o Sistema Integrado de Produção Agroecológica (SIPA), mais conhecido como Fazendinha Agroecológica Km 47, situa-se em Seropédica, na baixada fluminense, e integra atividades de produção animal e vegetal.


A Fazendinha Agroecológica Km 47 engloba ainda o Centro de Formação em Agroecologia e Agricultura Orgânica (CFAAO), que busca consolidar experiências educativas desenvolvidas com base no SIPA, dando suporte a atividades de formação para instituições de extensão rural, entidades da agricultura familiar, instituições públicas, estudantes e técnicos de todo o País.

Ao final do evento todos se dirigiram ao Hall do CFAAO – Centro de Formação em Agroecologia em Agricultura Orgânica, onde foi realizado o descerramento da Placa Comemorativa de 30 Anos da Fazendinha.

Após o evento foi cantado parabéns e oferecido um delicioso bolo de aniverário para todos. (O bolo de aniversário dos 30 anos que foi especialmente elaborado pela Produtora Orgânica, Maria Cristina Feitosa).



Premiações


  • A Fazendinha recebeu o prêmio CREA de Meio Ambiente em 2022 na modalidade “Sociedade Sustentável”. O Troféu Seriema reconhece o mérito de ações que se destacaram pela excelência de suas contribuições na preservação, recuperação, defesa e conservação do meio ambiente, na melhoria da qualidade de vida, estimulando a consciência socioambiental para a construção de uma sociedade mais justa, próspera e sustentável.



  • A Fazendinha recebeu o prêmio Crea-RJ de Meio Ambiente em 2018 em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento de tecnologias, formação de recursos humanos e disseminação da agroecologia e da produção orgânica no País.





  • A solenidade de entrega do prêmio Crea-RJ Johanna Döbereiner em 2016, foi promovida da Câmara Especializada de Agronomia, no dia 11 de outubro de 2016. O evento ocorreu na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Nessa solenida, além da Fazendinha, agraciou-se o engenheiro agrônomo e professor emérito da UFRRJ, Manlio Silvestre Fernandes.




32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conheça os projetos da EAgro

PROJETOS DE EXTENSÃO Ciências Agrárias Saúde e Segurança Alimentar (2021-2023) Orientação: Daniela Cavalcante dos Santos Campos Hortas como promoção de segurança alimentar e educação ambiental em Esco

bottom of page