top of page

COLTEC/UFMG participa de congresso internacional sobre ciência e sustentabilidade

O Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3) da Universidade Federal de Minas Gerais sediou, entre os dias 04 e 07 de junho, o SciBioSus 2023 – 2º Congresso Internacional de Ciência, Biodiversidade e Sustentabilidade. O evento foi parte da programação oficial do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável (IYBSSD) da ONU e aconteceu na Semana do Meio Ambiente.


Por intermédio da Profa. Jacqueline Takahashi, Coordenadora do SciBioSus 2023 e Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa da UFMG, a comunidade escolar do Colégio Técnico da UFMG foi convidada a participar do evento, o que deu a oportunidade aos estudantes de participarem de um evento acadêmico internacional, com foco em um tema central para a sociedade em geral e para a formação de nossos futuros técnicos: a sustentabilidade. 115 alunos do COLTEC participaram diretamente do evento, além de professores e técnicos.


Na quarta-feira, dia 07, foi realizada uma mesa-redonda que teve participação de alguns docentes do Colégio Técnico. Nomeada como Educação Básica para um Desenvolvimento Sustentável, a mesa foi coordenada pelo professor Alexandre Benvindo de Sousa, do Setor de Biologia do COLTEC, e teve como palestrantes os professores Marcos de Abreu Melo, da Educação Física (apresentando a comunicação Práticas Corporais na Educação Física Escolar: possíveis pontes entre lazer, natureza e sustentabilidade), Daniel Marchetti Maroneze, da Biologia (com a comunicação Tem bicho no parque? Divulgação científica e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica) e Antônio José Lopes Alves, da Filosofia (O antropoceno como categoria e sua crítica: ensino de filosofia e crítica científica no COLTEC-UFMG). Todos esses professores são do COLTEC/UFMG, mas a mesa também contava com o professor Samuel Gonçalves, da Biologia do CEFET-MG, com a comunicação A diversidade botânica no jardim: divulgação científica nas mídias sociais.


O Colégio Técnico da UFMG parabeniza todos os organizadores e participantes do SciBioSus 2023, dada a relevância acadêmica e científica do evento, bem como pelo importante diálogo feito com a educação técnica integrada!



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conheça os projetos da EAgro

PROJETOS DE EXTENSÃO Ciências Agrárias Saúde e Segurança Alimentar (2021-2023) Orientação: Daniela Cavalcante dos Santos Campos Hortas como promoção de segurança alimentar e educação ambiental em Esco

bottom of page