top of page

EAJ realiza o 1° Festival de Gastronomia


A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) vai realizar, de 22 a 24 de novembro, o 1° Festival de Gastronomia. O evento, feito em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFRN, é uma iniciativa em comemoração aos três anos de criação do Curso Técnico em Gastronomia. A ação tem como objetivo promover a atualização e interação dos profissionais e entidades do segmento no Rio Grande do Norte (RN).


Com o tema Gastronomia Social e áreas afins, o festival tem como intuito compartilhar com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral as atividades de ensino, pesquisa, extensão, fomento ao empreendedorismo e inovação trabalhados no curso. O evento pretende levantar uma discussão sobre políticas públicas envolvendo a gastronomia no RN e também vai contar com oficinas ministradas por egressos do curso, rodas de conversa, passeio pela escola e venda de alimentos, bebidas e produtos.


O festival conta com palestra de David Hertz, co-fundador da Gastromotiva, do Refettorio Gastromotiva e do Movimento de Gastronomia Social. O chef é TED Senior Fellow, Young Global Leader pelo Fórum Econômico Mundial e UN Food Systems Champion pela ONU. Além disso, é pioneiro em usar o poder da comida para transformar a vida de pessoas que vivem em comunidades vulneráveis através da articulação com o setor público, empresas e organizações sem fins lucrativos.


O evento também traz o engenheiro agrônomo Rodrigo Madeira, do Rio de Janeiro. Pesquisador da Embrapa Hortaliças responsável pelas linhas temáticas de Cultivo de Hortaliças em Sistema de Plantio Direto, em parceria com órgãos de extensão rural e organizações de agricultores. Além disso, atuou também em projetos de cooperação Técnica Internacional no Haiti e na África.



O coordenador do curso, o professor Tarcísio Gonçalves, comenta sobre a realização do evento.

"Nossa escola pretende liderar um movimento para mobilizar pessoas e instituições públicas, privadas e do terceiro setor, para que possamos, de forma participativa e colaborativa, promover a interação e cooperação entre os mesmos, com a intenção de incentivar a discussão sobre formas mais saudáveis de produção e consumo de alimentos e quais os impactos sociais, ambientais e econômicos que esta cadeia pode causar", explica.

As atividades serão realizadas durante todo o dia e a programação completa está disponível no perfil @gastronomiaeaj no Instagram.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conheça os projetos da EAgro

PROJETOS DE EXTENSÃO Ciências Agrárias Saúde e Segurança Alimentar (2021-2023) Orientação: Daniela Cavalcante dos Santos Campos Hortas como promoção de segurança alimentar e educação ambiental em Esco

bottom of page