top of page

Um ano de isolamento social na Escola de Saúde da UFRN

Por Ana Emília Galvão. ASCOM ESUFRN


Nesta quinta-feira, 17 de março de 2021, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte completa um ano do primeiro decreto de suspensão das atividades devido a pandemia da Covid-19. A mobilização para contenção da propagação da doença levou a Escola de Saúde da UFRN a encontrar formas de manter as atividades administrativas essenciais funcionando, além de continuar contribuindo para a difusão do conhecimento científico durante o período de isolamento social.


Na área administrativa, foram criados canais de atendimento remoto que estão em funcionamento até o momento. O e-mail atendimento.esufrn@gmail.com e o whatsapp 99474-6701 concentram o recebimento e atendimento de demandas da direção geral e assuntos diversos; bem como os demais setores também se estruturaram com canais para atender às questões específicas. O site da unidade acadêmica, www.escoladesaude.ufrn.br, também foi reestruturado e o layout melhorado para permitir melhor acessibilidade e facilidade para localização das informações.


Já as mídias sociais (Instagram, Facebook e YouTube), foram e continuam sendo canais fundamentais para informação e manutenção do relacionamento com os públicos internos da Escola de Saúde, permitindo postagens sobre questões de ensino, pesquisa e extensão, além de transmissões ao vivo de formaturas, colações de grau e debates de todos os gêneros. As redes sociais são também veículos para a ampliação da divulgação de editais de auxílios instrumentais e estudantis, dentre outros expedientes necessários para a continuidade dos vínculos dos discentes dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação da escola. Além disso, mantém os públicos externos atualizados sobre o que a ESUFRN vem produzindo, mesmo de forma remota durante a pandemia, por meio de fóruns, discussões on line de grupos de pesquisa, produtos e podcasts temáticos que agregaram docentes, discentes, servidores técnicos e instituições parceiras em torno de um mesmo objetivo, que é manter a sociedade informada sobre a produção universitária em torno do conhecimento científico e tecnológico produzido na área da saúde.


Mesmo diante das dificuldades e das limitações impostas pela pandemia da Covid-19, a Escola de Saúde da UFRN conseguiu ainda realizar processos de seleção virtuais para ingresso de novos alunos em 2021. No Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação, uma nova turma ingressou em janeiro, e um processo seletivo está em andamento para dois cursos técnicos, em Vigilância em Saúde e em Registros e Informações em Saúde, com entrada de novos 80 discentes prevista para 2021.1. Para isso, a ESUFRN adaptou o Protocolo de Biossegurança da UFRN à realidade de suas instalações, laboratórios, cursos e especificidades; sinalizou o prédio e vem adquirindo materiais e equipamentos de proteção individual para quando o retorno presencial seguro for permitido pelas autoridades sanitárias e pela Universidade; além de ter suas grades curriculares adaptadas ao ensino remoto e híbrido.


De acordo com a Diretora da ESUFRN, professora Mércia de Santi, “vamos continuar acreditando que tudo isso vai passar, que vamos voltar a ter nossos momentos presenciais e a viver a Escola de Saúde e a UFRN, mas, para isso acontecer, precisamos contribuir e fazer nossa parte. E nesse momento, nossa parte é mantermos o distanciamento, usarmos máscara, evitarmos qualquer tipo de aglomeração, fazer a lavagem correta das mãos e torcer e esperar para que a vacina chegue para todos, porque só assim vamos vencer essa pandemia”, finaliza.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conheça os projetos da EAgro

PROJETOS DE EXTENSÃO Ciências Agrárias Saúde e Segurança Alimentar (2021-2023) Orientação: Daniela Cavalcante dos Santos Campos Hortas como promoção de segurança alimentar e educação ambiental em Esco

bottom of page