top of page

Educação Literária no Ensino Médio é tema de livro com participação de professora do CODAI


O Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade (GPEALE), coordenado pela Profa. Dra. Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (UFSJ-UFPE), acaba de lançar a obra A PESQUISA ETNOGRÁFICA EM ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA, pela Editora CRV.




O livro apresenta resultados de estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa nos últimos cinco anos, nos programas de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A obra traz análises das práticas de alfabetização, leitura e escrita construídas principalmente na Educação Básica, mas também na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na universidade.


Todas as pesquisas baseiam-se numa perspectiva epistemológica que inclui o diálogo, prioritariamente, com os Novos Estudos do Letramento (NEL), a Pedagogia de Paulo Freire e as reflexões de Mikhail Bakhtin sobre a linguagem.


As pesquisas relatadas partiram do pressuposto de que a escola, a sala de aula e a universidade são espaços produtores de cultura, situados historicamente. Nesses espaços os sujeitos constroem práticas socioculturais de leitura e de escrita ao longo do processo de escolarização até a universidade. Esses processos são mediados pelos(as) professores(as) e marcados por relações de poder e ideologia.


O volume teve a colaboração da Profa. Dra. Rosana Meira Lima de Souza (CODAI-UFRPE), com o capítulo EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: uma análise comparativa e etnográfica de práticas de leitura em escolas públicas de Pernambuco. O artigo apresenta resultados pesquisados sobre a influência da concepção de Letramento Literário na prática docente, tomando como base de análise metodologias desenvolvidas por dois professores do 3o ano do Ensino Médio de duas escolas públicas estaduais de Pernambuco.


O livro pode ser encontrado gratuitamente no endereço: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/36469-a-pesquisa-etnografica-em-alfabetizacao-leitura-e-escritabr-a-experiencia-do-gpeale


Informações

  • Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo: socorronunes@ufsj.edu.br

  • Rosana Meira Lima de Souza: rosana.lsouza@ufrpe.br

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conheça os projetos da EAgro

PROJETOS DE EXTENSÃO Ciências Agrárias Saúde e Segurança Alimentar (2021-2023) Orientação: Daniela Cavalcante dos Santos Campos Hortas como promoção de segurança alimentar e educação ambiental em Esco

bottom of page