top of page

EAJ vai realizar leilão de bovinos da raça girolando


No dia 1° de setembro, a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) vai realizar o leilão de semoventes de propriedade da UFRN classificados como ociosos. O leilão, marcado às 9h, no Auditório do Ensino Médio da EAJ, acontecerá na modalidade de lotes, sendo 27 animais ao todo (15 fêmeas e 12 machos) da raça girolando, resultante do cruzamento da raça holandesa com a raça zebuína gir.


A raça possui alta produtividade, rusticidade, precocidade, longevidade e fertilidade, além da alta capacidade de adaptação a diferentes tipos de manejo e clima. Jorge Motta, médico veterinário da EAJ/UFRN, fala sobre a variedade de animais que o leilão irá apresentar, que pode atender diferentes necessidades de acordo com cada produtor. "Temos animais de uma grande variedade de idades e isso é bom para o produtor porque, por exemplo, vai ter produtor que vai querer comprar bezerras para o rancho dele até virar vaca, e vai ter produtor que quer comprar vaca já na idade fértil. São animais da raça girolando em vários graus de sangue, desde ¾ até ⅞ de holandês", explica.

Os bovinos que vão a leilão fazem parte do excedente da EAJ/UFRN. Os animais fazem parte das atividades de ensino, pesquisa e extensão, e ao atingir o número ideal de animais para esses fins, o excedente é leiloado, portanto, são animais que têm condições de produzir leite e gerar renda para quem os adquirir.

Antes mesmo da data do leilão, os participantes podem realizar uma visita para identificar os animais de seu interesse, podendo conferir antecipadamente os animais que estarão à venda, auxiliando na melhor escolha e compra. Os bens estarão expostos para visitação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, no Setor de Bovinocultura da escola. A visitação será acompanhada por um membro da Comissão, e deverá ser agendada previamente através do telefone (84) 9 9474-6741.


Podem participar pessoas físicas e jurídicas, desde que não estejam impedidas de licitar e contratar com a Administração Pública e atendam a todas as exigências presentes no edital. Está impossibilitada a participação de menores de 18 anos, assim como todos os servidores e agentes públicos vinculados à UFRN. Os interessados deverão apresentar todos os documentos requeridos, listados no edital.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conheça os projetos da EAgro

PROJETOS DE EXTENSÃO Ciências Agrárias Saúde e Segurança Alimentar (2021-2023) Orientação: Daniela Cavalcante dos Santos Campos Hortas como promoção de segurança alimentar e educação ambiental em Esco

bottom of page