EAJ oferece 700 vagas em curso profissionalizante gratuito para pessoas em vulnerabilidade social

Curso será realizado na grande Natal



A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), em parceria com a Prefeitura Municipal de Natal e instituições de assistência à pessoas em vulnerabilidade social, vão ofertar 700 vagas para o curso de Microempreendedor Individual (MEI), de formação inicial continuada.


O curso faz parte do Programa Qualifica Mais Progredir, iniciativa do Ministério da Educação e Ministério da Cidadania, e é destinado para pessoas acima de 18 anos de idade que possuam ensino fundamental completo e sejam beneficiários do Programa Auxílio Brasil. Para participar do curso, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) ou o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de seus respectivos bairros ou cidades. A partir dos dados coletados, será feita a triagem e seleção.



O curso é oferecido pela EAJ/UFRN, mas será realizado nas instituições parceiras, localizadas na grande Natal. Essas instituições já atuam com famílias em vulnerabilidade social e econômica da capital potiguar. O intuito de promover a ação nas localidades dessas famílias é facilitar a participação dos moradores no curso profissionalizante.


Márcio Dias, diretor adjunto da EAJ/UFRN, comenta sobre a importância do desenvolvimento dessas ações. “A gente acredita fortemente que a situação de extrema disparidade social que existe no país pode ser modificada por meio da educação. Nosso papel como Universidade é se esforçar para levar formação e educação para além das nossas ‘cercas’”, comenta.


O curso vai focar em áreas mais específicas de acordo com cada localidade onde será ministrado. “O curso vai ser adaptado para o tipo de serviço mais comum naquela região. Se é uma área de pescadores, então o curso se voltará para o microempreendedor individual ligado à área de pescado. Se é o turismo, naquela região vamos trabalhar mais a questão do turismo”, explica Márcio Dias, que esteve com a equipe da SEMTAS de Natal realizando visita às Instituições que serão sedes do curso para conhecer as instalações e acertando detalhes da parceria.


As aulas das primeiras turmas terão início no mês de maio. Ainda neste mês de abril, a EAJ/UFRN divulgará o Edital que vai selecionar os docentes do curso. O documento será disponibilizado nas redes sociais e no site da escola.

4 visualizações0 comentário