Coltec/UFMG oferta curso para Corpo de Bombeiros

Atualizado: 5 de ago.

O curso é uma parceria com o Pelotão de Operações com Produtos Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares (PQBRN).


Desde o ano de 2018, por meio de projeto de extensão, o Setor de Química do Colégio Técnico da UFMG oferece curso para quadros do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e de outros estados.



O PQBRN é parte do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres do CBMMG e atua em situações complexas de incêndios florestais, buscas e salvamentos em desmoronamentos e soterramentos, ocorrências com cães adestrados, produtos perigosos, enchentes e inundações. O Pelotão realiza treinamento para bombeiros de Minas Gerais e de outros estados, em atendimento a emergências com produtos perigosos. Tal treinamento tem caráter operacional, ensinando aos alunos a forma de atuação da corporação diante dessas emergências.


O curso oferecido pelo COLTEC é parte da carga horária desse treinamento e tem como objetivo mostrar aos alunos os riscos de alguns reagentes químicos, a reatividade entre eles e auxiliá-los no entendimento da classificação ONU para os produtos químicos perigosos. O Setor de Química do Colégio Técnico divide esse curso em duas etapas: a primeira prioriza aspectos teóricos, e a segunda, a apresentação de alguns experimentos em laboratório. Os experimentos têm como objetivo ilustrar aspectos dos reagentes químicos, tais como inflamabilidade, corrosividade, explosão por aquecimento, liberação de gases ou vapores irritantes, reatividade com água etc.


O COLTEC/UFMG parabeniza o professor Luciano de Almeida Pereira (também coordenador do Curso Técnico Integrado de Química da instituição), a professora Meiriane Cristina Faria Soares Lima e a técnica em química Anne Karoline Fernandes Matos, responsáveis por tão importante projeto, bem como os demais docentes do Setor, cujo trabalho de excelência é notório.


42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo