top of page

Aluna da EAJ conquista ouro na I Feira Interativa de Tecnologia e Ciência Brasil

Estudante foi premiada com projeto desenvolvido para crianças com TDAH


Por Matheus Silva


Ana Júlia Santos Lopes, estudante do Curso Técnico em Aquicultura da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN), conquistou medalha de ouro na I Feira Interativa de Tecnologia e Ciência Brasil (FITEC Brasil), realizada de forma virtual.


A aluna conquistou a medalha na categoria Ciências da Saúde, com o "Sinensi: aplicativo mobile voltado para o desenvolvimento das funções executivas de crianças com TDAH", trabalho orientado pelo professor Anderson Dias Viana. O projeto, desenvolvido de forma autônoma pela aluna, consiste na avaliação da literatura do que tinha sobre aplicativos para o acompanhamento do TDAH para poder projetar um aplicativo que tentasse desenvolver as funções executivas dessas crianças.

A Feira teve uma primeira fase onde os participantes submeteram os seus respectivos projetos dos trabalhos. Dos projetos submetidos, os 50 melhores foram escolhidos para participar da fase virtual. Nesta fase, os estudantes realizam uma apresentação de 7 minutos e, em seguida, respondem questões feitas pela banca avaliadora.


Anderson Dias Viana, professor da EAJ/UFRN, fala com orgulho sobre o projeto desenvolvido pela estudante do 3º ano. “O que dá orgulho desse projeto é que foi uma iniciativa da aluna que viu o problema e pensou numa solução. Este projeto atende toda a ideia da Iniciação Científica que estimulamos na EAJ de que os alunos devem observar sua realidade e utilizar de conhecimentos científicos e técnicos para poder pensar em soluções. A aluna teve a autonomia de desenvolver todas as etapas, desde a pesquisa da literatura até a prototipagem do aplicativo. Meu papel foi muito mais direcionador, indicando aspectos a serem melhorados e auxiliando na documentação, mas todos os parabéns devem ser direcionados à aluna”, comenta.


O docente complementa falando sobre a importância da pesquisa: “A premiação é importante pois mostra o reconhecimento do trabalho e da dedicação, como assegura a qualidade da ciência e tecnologia que estamos fazendo na EAJ. Um destaque frente a tantos outros projetos nacionais, mostra como devemos continuar ampliando a Iniciação Científica dos estudantes, pois esses alunos formados desde cedo poderão trazer mais frutos seja na atuação profissional ou no processo de formação superior deles”.


FITEC

A FITEC é uma feira de ciências nacional, realizada pelo Instituto Trilhar Interativa na cidade de Londrina, Paraná. O evento tem objetivo de estimular a criatividade, curiosidade e conhecimento dos estudantes da educação básica das diversas regiões do Brasil. Neste ano, a Feira contou com projetos nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Engenharias, com pesquisas desenvolvidas por jovens cientistas de todo o Brasil.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conheça os projetos da EAgro

PROJETOS DE EXTENSÃO Ciências Agrárias Saúde e Segurança Alimentar (2021-2023) Orientação: Daniela Cavalcante dos Santos Campos Hortas como promoção de segurança alimentar e educação ambiental em Esco

bottom of page