top of page

Diretoria é reconduzida e inicia biênio com foco no fortalecimento interinstitucional

Atualizado: 10 de mai. de 2021

O pleito que renovou a gestão da atual equipe da diretoria aconteceu na primeira reunião ordinária do ano, também marcada pela mudança em alguns assentos no conselho e pelo luto em respeito às centenas de milhares de vítimas fatais de COVID-19


Dirigentes de todas as Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (ETVs) realizaram a primeira reunião ordinária de 2021, por meio de vídeo conferência, no último dia 8 de abril. A sessão foi aberta com um minuto de silêncio como sinal de respeito e pesar pela perda de mais de 341 mil vidas por Covid-19 (àquela altura) no Brasil. A diretoria destacou entre as vítimas fatais, os amigos e familiares dos presentes, se solidarizando especialmente com as famílias enlutadas, e reforçando a necessidade de atenção aos cuidados para conter a pandemia e a desinformação capitaneada por uma contracorrente negacionista que segue atacando a ciência e a educação como um todo.


Ainda durante o encontro que oficialmente abriu o ano do conselho, Zilmar Rodrigues de Souza (UFRN), presidente da instituição, fez uma sucinta retrospectiva das principais ações desenvolvidas nos dois anos da atual gestão, entre as quais: a retomada das atividades das câmaras (de planejamento e orçamento, de política institucional e ensino e de recursos humanos) e do Fórum de Gestores, a construção e lançamento do portal e a digitalização dos documentos do conselho. No âmbito externo, a fala do presidente enfatizou a importância da inserção do Condetuf em diversas frentes interinstitucionais, consolidando e fortalecendo parcerias importantes para ações estratégicas em diversas pautas comuns, tanto com as próprias universidades, como com os institutos federais, atuando junto à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e à Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC).


Com o aumento das demandas para o uso de plataformas de Educação à Distância (EaD), foi criada uma comissão para assessorar o conselho nesse tema e potencializar estas atividades no âmbito das escolas vinculadas. A proposta do professor Ivan Max (EAJ/UFRN) foi acolhida pelo pleno e a comissão constituída pelo proponente e pelos servidores: Ronaldo Rodrigues Sarmento (ETS/UFPB), Pétala Tuani (ES/UFRN), Paulo Dutra (CODAI/UFRPE) e Júlio Melo (EM/UFRN).


Seguindo a pauta prevista, o processo eleitoral foi iniciado, conduzido pela professora Mércia Santi (ES/UFRN). Apresentada a chapa única, a votação por aclamação levou à recondução da equipe composta por

  • Zilmar Rodrigues de Souza (UFRN - presidente);

  • Douglas Queiroz Santos (UFU - 1º vice-presidente);

  • Marcelo Freitas da Silva (UFSM - 2º vice-presidente);

  • David Farias Torres Chagas (ETA/UFAL - 1º secretário);

  • Katia Pedroso Silveira (COLTEC/UFMG - 2ª secretária);

  • Wellington Bezerra de Sousa (ETSC/UFCG - 1º tesoureiro) e

  • Maria Soraya Pereira Franco Adriano (ETS/UFPB - 2ª tesoureira).


Com a mudança na gestão das escolas, alguns assentos no conselho também foram renovados : Denise Araújo Pedron (TU/UFMG); Iara Regina da Silva Souza (ETD/UFPA); Íris Braz da Silva Araújo (SEBTT/UFPB); Jossivaldo de Carvalho Pacheco (CTT/UFPI) e Marta von Ende (Politécnico/UFSM).

46 visualizações0 comentário
bottom of page