top of page

Professora, pesquisadora e gestora assume a presidência do Condetuf

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Pela primeira vez na história, o conselho será presidido por uma mulher


Na primeira reunião ordinária do conselho pleno do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf) no ano de 2023, Maria Soraya Pereira Franco Adriano, diretora do Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (ETS-UFPB), foi eleita para a diretoria do conselho no biênio 2023-2025.


Eleição

A eleição foi realizada na manhã de hoje em Brasília (DF), durante o segundo dia de atividades da reunião ordinária do pleno do Condetuf, após uma série de reuniões com dirigentes e gestores da Escolas Técnicas Vinculadas (ETVs) de todo o Brasil, de representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC-MEC) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), além da apresentação do Relatório de Gestão do presidente Zilmar Rodrigues.


Composição

Edvaldo Mesquista (1º tesoureiro), Mércia Santi (2ª tesoureira), Maria Soraya Adriano (presidente), Marcelo Freitas (1º vice-presidente), Kátia Pedroso (2ª vice-presidente), Marta Von Ende (2ª secretária) e David Farias (1º secretário).

Compõem a nova mesa diretora:

  • Maria Soraya Pereira Franco Adriano (ETS/UFPB), presidente;

  • Marcelo Freitas da Silva (UFSM), 1º vice-presidente;

  • Kátia Pedroso Silveira (COLTEC/UFMG), 2ª vice-presidente;

  • David Farias Torres Chagas (ETA/UFAL), 1º secretário;

  • Marta Von Ende (Politécnico/UFSM), 2ª secretária;

  • Edvaldo Mesquita Beltrão Filho (CAVN/UFPB), 1º tesoureiro;

  • Mércia Maria de Santi (ETS/UFRN), 2ª tesoureira.


Mudança e continuidade

A nova diretora foi eleita por unanimidade e representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido no Condetuf enquanto 2º vice-diretora na gestão anterior. Além de Maria Soraya, foram reconduzidos Marcelo Freitas da Silva, Kátia Pedroso Silveira, David Farias Torres Chagas e Edvaldo Mesquita Beltrão Filho.


A nova mesa diretora assume com o compromisso de estabelecer um diálogo com a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva na presidência da República e de Camilo Santana no Ministério da Educação, para o fortalecimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica neste novo ciclo político no Brasil.


Após a eleição, representantes do Condetuf participaram da cerimônia onde foi anunciada a recomposição do orçamento para a Educação, com o repasse de R$ 2,44 bilhões para o fortalecimento do ensino superior e profissional e tecnológico no Brasil.


307 visualizações0 comentário
bottom of page