top of page

Condetuf encerra o ano com balanço positivo e depoimentos emocionados

A pauta contemplava a avaliação do desempenho do conselho e de suas escolas associadas, diante dos desafios impostos pela crise sanitária, econômica, política e social que marcou a passagem do ano de 2020.


Professor Sinimbu em despedida emocionada do Codnetuf

Com a renovação da gestão de algumas de nossas instituições associadas, a reunião foi aberta com as despedidas do Prof. Dr. Francisco de Assis Sinimbu Neto, que deixou a superintendência do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da Universidade Federal do Piauí; da Profª. Me. Helena Mauro, que deixou a direção do Teatro Universitário (TU), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e do Prof. Dr Jaime Augusto Duarte Amaral, que encerra seu trabalho como diretor da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA). Destaque para o depoimento do professor Francisco Sinimbu, que trouxe uma rica retrospectiva dos desafios impostos e superados pelo Condetuf ao longo da sua longa presença no conselho, trazendo memórias afetivas de conselheiros históricos, Sinimbu emocionou a reunião.


Análise jurídica apresentada por Carina Deolinda e Marcelo Freitas

Além disso, houve a visita de Gustavo Balduíno, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que trouxe um relato sintético e didático das implicações do atraso na aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o exercício de 2021 sobre as provisões orçamentárias da educação federal; de Mirian Dantas dos Santos, coordenadora nacional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe), apresentando o panorama e coordenando ações conjuntas para a isonomia entre as carreiras federais do magistério superior; e da advogada Carina Deolinda e do superintendente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professor Marcelo Freitas, que apresentaram uma análise jurídica da Portaria nº 983/2020, que altera a regulamentação das atividades docentes, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Última reunião ordinária do Condetuf em 2020

O encerramento contou com as boas-vindas a Virginia Tamara Muniz Silva, nova superintendente da UFPI; Maria Soraya Pereira Franco Adriano, que assume a direção da Escola Técnica de Saúde (ETS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Iara Cadore, que passou a acompanhar o conselho para a transição da gestão de Valmir Aita, que se prepara para deixar a direção do Colégio Politécnico da Universidade de Santa Maria (UFSM); e Fábio Presgrave, novo vice-diretor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN).

Zilmar Rodrigues, diretor do Condetuf

Além disso, houve a recondução de Luiz Carlos Estrella, reeleito à direção do Colégio Técnico (CTUR) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com 86,6% dos votos. As últimas couberam ao presidente do Condetuf, Zilmar Rodrigues, que destacou o comprometimento e o empenho do conselho para superar os desafios do ano letivo e anunciou a eleição de uma nova diretoria para a primeira reunião ordinária de 2021.

83 visualizações0 comentário
bottom of page