A Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC) é uma unidade acadêmica integrada ao Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com sede na cidade de Cajazeiras, Paraíba. A escola foi criada fevereiro de 1980, por meiode uma portaria da reitoria da UFPB, que criou o Curso Técnico de Enfermagem, no Campus V da UFPB, em Cajazeiras, tendo o mesmo advindo do Colégio Diocesano Padre Rolim. Em 1996, nossa escola passou a ser chamada Escola Técnica de Enfermagem Maria Letícia Botelho, e em 2004 recebeu sua atual denominação: Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras.

A ETSC oferta o curso do ensino médio, e os cursos técnicos de Enfermagem e Saúde Bucal. Todos os anos nossa escola disponibiliza em média 150 vagas para os três cursos, através de processo seletivo realizado pela Comissão de Processos Vestibulares (COMPROV) da UFCG.

Nossa escola está localizada no complexo do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina GrandeCampus Cajazeiras.  Contamos com uma estrutura formada por:
  • 02 centrais de aulas
  • sala de leituras e estudos
  • auditório
  • 03 salas de coordenações de cursos
  • sala de coordenação de pesquisa e extensão
  • ambiente dos professores
  • sala de reuniões e
  • almoxarifado
 
Conta, também, com a estruturas e materiais do:
  • Posto de Atenção Primária à Saúde (PAPS)
  • Laboratório de Enfermagem
  • Laboratório de Práticas em Saúde bucal
  • Laboratório de Informática
  • Laboratório de Química e Biologia e
  • Laboratório de Física e Matemática

Além do ensino de excelência, a ETSC se destaca pela grande participação nos segmentos de pesquisa e extensão junto à comunidade acadêmica da UFCG, desenvolvendo um total de 19 projetos nas áreas de conhecimentos dos cursos, contando com uma grande participação de docentes e discentes divididos em dois projetos de PIBIC/CNPq, cinco projetos de PIBIC/UFCG, sete projetos de PIBIC/EM, um projeto de PIVITI, dois projetos PIVIC/AF e dois projetos PIVIC. 

A ETSC há mais de quatro décadas está comprometida com a formação básica, técnica e tecnológica, sendo reconhecida pela qualidade do ensino, cujo objetivo é proporcionar uma formação cidadã por meio de uma proposta pedagógica baseada em valores éticos, políticos e sociais.

Corpo discente

Corpo docente

Corpo técnico-administrativo

468

matrículas ativas

29

professores
e professoras

9

servidores
e servidoras

Corpo-docente.png
Corpo-discente.png
CORPO-TÉCNICO.png

Cursos ofertados

  • Ensino médio

    • Ensino médio (curso regular)

  • Ensino técnico

    • Enfermagem

    • Saúde Bucal

Gestão

Welington Bezerra de Sousa

Diretor

Licenciado (1996) em Ciências, com habilitação em Biologia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista (2004) em Saúde Pública, pela Faculdades Integradas de Patos (FIP-PB) e mestre (2013) em Sistemas Agroindustriais, pela Universidade Federal de Campinha Grande (UFCG). Professor da Escola Técnica de Saúde desde  2008, tem experiência na área de Biologia Geral e Microbiologia.

UFCG-Central.png

Vicemário Simões

Reitor

Camilo Allyson Simões de Farias

Vice-reitor

Destaques

CFP-UFCG1%2CCajazeiras_edited.jpg
Reconhecimento

Melhor Ensino Médio entre 
as escolas públicas da Paraíba

Mais uma vez, de acordo com o resultado do ENEM 2019, o Curso de Ensino Médio da ETSC tem o melhor desempenho entre todas as escolas públicas da Paraíba, ficando em primeiro lugar, e é considerada uma das melhores escolas do país. Todos os professores, direção, coordenação, alunos e funcionários estão de parabéns por mais um grande resultado!

destaque PAPS.jpg
PAPS

Saúde pública, gratuita
e de qualidade

O Posto de Atenção Primária à Saúde (PAPS) é um serviço de saúde pertencente e mantido pela Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras, e que presta serviços de Atenção Primária em Saúde em todas as fases do ciclo vital. Entre os atendimentos prestados estão consultas de enfermagem, médica, odontológica e atendimento em cardiologia, psiquiatria e psicologia. Possui duas equipes de Saúde da Família (São José e Populares), com dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, dois médicos, uma odontóloga, um técnico em saúde bucal, oito agentes comunitários de saúde e pessoal de apoio.

etsc_edited.jpg
Capacitação

Capacitações em urgência e emergência nas escolas públicas de cajazeiras por grupo de primeira resposta

No dia 23 de Setembro, foi desenvolvida a ultima ação do Grupo de Primeira Resposta (GPR) em
conjunto com discentes do 2° e 3° ano da ECIT. Cristiano Cartaxo onde então foram desenvolvidas
atividades proveitosas com os mesmo. Os integrantes do GPR junto com a colaboradora Marleny
Andrade, explanaram a temática sobre Parada cardiorrespiratória (PCR) tanto em abordagem
teórica quanto na prática com os alunos, onde foram repassados conhecimentos como reconhecimento da PCR demonstrando os métodos empregados e também as manobras em si,
abrindo espaço também para que os alunos sanassem suas dúvidas sobre o assunto, a prática teve
como finalidade prioritária passar para os alunos a maneira correta para que essas compressões
sejam feitas de maneira eficiente para que o paciente venha a ter o melhor prognóstico possível. A
atividade se encerrou por volta da 15 horas.

Mais informações

CONTATO.png
EMAIL.png
SITE.png
FACE.png
INSTAGRAM.png