
A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN) é a Unidade Acadêmica Especializada em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizada no campus Central da instituição, na cidade de Natal (RN).
Criada em dezembro de 1955 como Escola de Auxiliares de Enfermagem de Natal (EAEN), vinculada à Sociedade de Assistência Hospitalar (SAH) e mantida inicialmente pela Fundação Sesp, nossas atividades começaram a ser desenvolvidas na Maternidade Escola Januário Cicco e no Hospital Universitário Onofre Lopes, tendo como diretora da instituição, a enfermeira Maria de Lourdes Lopes.
Em outubro de 1960, a Escola foi reconhecida pelo Governo Federal através do Decreto 49.120-A e, em janeiro de 1964, foi incorporada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), conforme Resolução do Conselho Universitário (CONSUNI) 02/64.
Na década de 1970, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 5.692/71 instituiu as habilitações de Técnico e Auxiliar de Enfermagem que, no Rio Grande do Norte, foram implantadas, inicialmente, em escolas da rede estadual, expandindo-se posteriormente para a rede privada, sendo desenvolvidas através de convênios com a Escola de Auxiliares de Enfermagem de Natal.
No ano de 1973, foi criado o curso de graduação em Enfermagem da UFRN que passou a ser ofertado com infraestrutura e pessoal da Escola de Auxiliares de Enfermagem de Natal que, apesar das dificuldades para dar conta de todas as atividades, continuou ofertando cursos de auxiliares de enfermagem, uma vez que esta era a única escola pública que atendia à demanda aberta na capital potiguar.
Em 1996, a Escola de Auxiliares de Enfermagem de Natal filiou-se ao Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (CONDETUF), órgão permanente de coordenação das Escolas. Em setembro de 1997, a Escola foi reestruturada, conforme Resolução nº 057/97 do Conselho Administrativo (CONSAD) da UFRN, o que lhe assegurou autonomia financeira e pedagógica, bem como impulsionou a reorganização didática e administrativa.
A LDB 9.394/96 resultou em profundas mudanças no ensino profissionalizante e, em 1999, seguindo mais uma resolução do CONSAD/UFRN, a Escola passou a denominar-se Escola de Enfermagem de Natal (EEN). Tais alterações resultaram na atualização do Projeto Político Pedagógico, possibilitando a elaboração da proposta pedagógica do Curso Técnico em Enfermagem, reconhecido através da Portaria nº 219 de 11/12/2003, publicada no Diário Oficial da União em 17/11/2003.
A partir de abril de 2004, a Escola passou a desenvolver suas atividades dentro do Complexo de Enfermagem no campus universitário central. Expandindo sua atuação e ampliando a oferta de cursos nos três níveis de ensino: técnico, graduação e pós-graduação, fortalecendo e desenvolvendo seu Projeto Político Pedagógico, e traçando metas ampliadas e direcionadas à formação de pessoal da saúde e consolidação do SUS. Iniciou-se a construção da Proposta de Unidade Acadêmica Especializada em Educação Profissional em Saúde.
No dia de 22 de maio de 2015, através da Resolução nº 008/15 do Conselho Universitário (CONSUNI), a Escola tornou-se Unidade Acadêmica Especializada em Educação Profissional em Saúde, passando a denominar-se Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a ESUFRN.
Para alcançar metas e objetivos, mantém inter-relação com setores organizados da sociedade civil, além de instituições de saúde pública ou privada, por meio de contratos e convênios que permitam:
-
o desenvolvimento da Educação Profissional em saúde;
-
a realização de programas e projetos de formação e educação permanente;
-
estudos, pesquisas e cooperação técnica.
A ESUFRN atua destacadamente realizando ações de extensão e pesquisa nos campos da saúde, Educação Profissional e corporeidade, atendendo às políticas de Educação Profissional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação.
Apta ao desenvolvimento do ensino teórico-prático primando pela qualidade, capacitação e qualificação permanente de seu corpo docente e técnico-administrativo, alicerçadas por uma concepção de gestão democrática embasada nos princípios da liberdade, participação, co-responsabilidade e tomada de decisões coletivas em relação às dimensões pedagógicas, administrativas e financeiras, a partir da socialização da missão institucional.
Quanto à sua infraestrutura, ESUFRN conta com salas de aula, laboratórios com equipamentos e material de apoio didático para a simulação e práticas de procedimentos técnicos, biblioteca, auditórios, salas para o desenvolvimento das atividades administrativas, serviço de reprografia, dentre outros espaços.
Nas suas seis décadas de história e práticas cotidianas, a ESUFRN reafirma o pioneirismo e compromisso em promover a profissionalização cidadã dos educandos para atuarem nos diversos níveis de atenção à saúde, de forma integral e crítica, considerando os princípios éticos, técnicos, políticos e humanos, na perspectiva de contribuir para a melhoria das condições de vida da população potiguar.
Corpo discente
Corpo docente
Corpo técnico-administrativo
3.704
matrículas ativas
41
professores
e professoras
10
servidores
e servidoras



Cursos ofertados
-
Ensino técnico
-
Agente Comunitário em Saúde
-
Enfermagem
-
Massoterapia
-
Registros e Informações em Saúde
-
Vigilância em Saúde
-
-
Ensino superior
-
Tecnologia em Gestão Hospitalar
-
-
Pós-graduação
-
Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação
-
Gestão
José Daniel Diniz Melo
Reitor
Henio Ferreira de Miranda
Vice-reitor
Destaques
Mais informações



