top of page
1.png

A Escola Agrotécnica de Roraima (EAGRO) foi criada em 24 de maio  de  1982  pelo  então  governador  do  ex-Território  Federal  de  Roraima,  Ottomar  de  Sousa Pinto.  As  atividades  da  escola  iniciaram  em  17  de julho do mesmo ano, com objetivo formar técnicos agrícolas.


A Escola passou por um período sem atividades, porém em 2005, o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Roberto Ramos, assinou um projeto realizado em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) que viabilizou a reativação da instituição, assim a EAGRO ressurgiu oferecendo o curso Técnico Agrícola com Habilitação em Agricultura e Técnico Agrícola com Habilitação em Zootecnia. Após o fim do projeto, a Escola buscou parcerias e formas de viabilizar seu funcionamento regular. 


Desta forma, um novo projeto em parceria com o Governo do Estado de Roraima, possibilitou que em março de 2009, a EAGRO fosse reativada definitivamente, passando a funcionar no P.A Nova Amazônia, BR 174 ,Km 37. Atualmente, a escola beneficia em especial os moradores do Projeto de Assentamento, das comunidades do Passarão, Murupu, Truaru e localidades próximas, facilitando o acesso à educação.


Nossa escola tem oferecido o curso Técnico em Agropecuária em três modalidades: Integrado ao Ensino Médio, subsequente e o Curso de Graduação em Agroecologia.


A EAGRO conta com um uma equipe efetiva de docentes e de técnico-administrativos em educação que primam pela educação e pela formação do aluno como cidadão.  Além disso, destinamos nossa infraestrutura para pesquisa, ensino e extensão, com atividades culturais, de lazer e esportivas. Desta forma, conta com alojamento, biblioteca especializada em ciências agrárias, blocos de estudos, quadra poliesportiva, restaurante universitário, setor de produção animal e vegetal e laboratórios de análises e pesquisas. 

Anualmente a EAGRO tem realizado eventos que possibilitam o diálogo técnico-cientifico com a sociedade roraimense e que proporcionam trocas de experiência e conhecimento profissional.

 

Entre os projetos de extensão e ações, estão:

  • Produtos lácteos probióticos: Estudos de composição nutricional, estabilidade de prateleira e viabilidade de probióticos;

  • Tecnologias alternativas e atributos de qualidade do solo sob o cultivo de hortaliças no lavrado de Roraima;

  • Adubação orgânica e atributos de qualidade do solo cultivado com batata-doce (Ipomoea batatas);

  • Avaliação de indicadores multidimensionais em propriedades do Assentamento Nova Amazônia, em Boa Vista – RR;

  • Hortas como promoção de segurança alimentar e educação ambiental em Escolas no Projeto de Assentamento Nova Amazônia;

  • Popularização da Ciência do Solo para Surdos.

A EAGRO tem se destacado em eventos científicos regionais e nacionais, sendo reconhecida a exemplo da premiação como melhor projeto de Roraima na 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE 2020), promovida pela Universidade de São Paulo (USP), com o projeto intitulado "Precipitação e aporte de nutrientes em Sistema Agroflorestal manejado na região de savanas amazônicas".

Além disso, a EAGRO posicionou-se entre as 20 melhores instituições do Brasil na modalidade Integrado/Concomitante na 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) em 2025, obtendo classificação para a 2ª fase do evento. Esse resultado evidencia o compromisso da escola com a excelência acadêmica e o estímulo à ciência e tecnologia no setor agropecuário.

Corpo discente

Corpo docente

Corpo técnico-administrativo

391

matrículas ativas

40

professores
e professoras

08

servidores
e servidoras

Corpo-docente.png
Corpo-discente.png
CORPO-TÉCNICO.png
Prancheta 23-100.jpg

Cursos ofertados

  • Ensino médio

    • Agropecuária (técnico integrado)

  • Ensino técnico

    • Agropecuária e Alimentos (subsequente)

  • Ensino superior

    • Tecnologia em Agroecologia

Gestão

photostudio_1752518425867.jpg

Diretor

Professor da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT em regime de Dedicação Exclusiva, lotado na Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima. Graduação em Engenharia Agronômica pela UERR, com formação complementar em Licenciatura plena em Ciências Biológicas pelo IFAM. Mestre em Agronomia pela UFRR. Doutorado em Agronomia Tropical pela UFAM. Tem experiência na área de Manejo e Conservação do Solo e da Água e Irrigação e Drenagem.
Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/3526719572246450 

Fernando Gomes de Souza

1200px-Brasão_da_UFRR.png

José Geraldo Ticianeli

Silvestre Lopes da Nóbrega

Reitor

Vice-reitor

Destaques

Egressos

Casos de sucesso

Egressa do curso Técnico em Agropecuária da EAGRO/UFRR e proprietária do sítio Novo Horizonte, localizado na P.A Nova Amazônia, Roraima, ressalta a importância da formação continuada e dos conhecimentos adquiridos ao longo curso na instituição para a propriedade e para a produção em larga escala da melancia.

WhatsApp Image 2020-11-30 at 18.55.32 (1
Meio Ambiente

Educação Ambiental e Sustentabilidade 

Projeto financiado e em parceira da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima com a Vara de Penas e Medidas Alternativas do Tribunal de Justiça de Roraima (Vepema/TJRR), tem como objetivo envolver diversas disciplinas e trabalhar a interdisciplinaridade envolvendo a temática ambiental. Desta forma, destacam-se as ações junto a comunidade por meio de palestras, oficinas de reciclagem, gincanas e outras atividades voltadas à conscientização ambiental.

WhatsApp Image 2020-11-30 at 18.55.32 (2
Pesquisa

Estudo de iogurtes e leites fermentados com polpa de Murici

O estudo das moléculas bioativas formadas durante a pós-acidificação de produtos lácteos fermentados com frutas nativas da Amazônia é uma questão importante a ser considerada, um vez que os potenciais benefícios de saúde promovidos por estas moléculas podem ser potencializados ou reduzidos em função do tempo e do tipo de armazenamento e da fruta adicionada. A intenção é acompanhar o comportamento das moléculas fenólicas presentes pela adição de frutas nativas aos produtos lácteos, assim como os ácidos graxos naturalmente presentes no leite e aqueles adicionados pelas frutas e os peptídeos bioativos formados pelo processo fermentativo, durante a vida de prateleira comercial destes produtos.

Mais informações

EMAIL.png
SITE.png
INSTAGRAM.png
YOUTUBE.png

Condetuf

Conselho Nacional de Dirigentes das  Escolas

Técnicas Vinculadas às Universidades Federais

+55 61 99677-4297

amarelo.png
bottom of page