top of page
B.Logomarca CTT.jpg
O Colégio Técnico de Teresina (CTT) originou-se do Colégio Agrícola de Teresina (CAT). Instalado em 10 de maio de 1954, somente em 1976 o CTT foi vinculado oficialmente à Universidade Federal do Piauí (UFPI), estando o situado no Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, em Teresina (PI). Ao longo do tempo, seguimos ampliando nossa proposta educacional técnica e implantamos o ensino nas áreas de Enfermagem (2006), e de Informática (2010), incentivando também estudos e práticas de saúde e de tecnologia.

Oferecemos cursos técnicos de forma subsequente e concomitante com o Ensino Médio, na modalidade de ensino presencial. Entre 2015 e 2019 oferecemos formações na modalidade de Ensino a Distância (EAD): 550 matrículas no E-Tec e 250 no MedioTec, em vários municípios piauienses, entre os quais Alto Longá, Batalha, Brasileira, Luís Correia e Nossa Senhora de Nazaré. Além disso, entre 2013 e 2014, ofertamos diversos curso de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), totalizando mais de duas mil matrículas em Teresina e em unidades remotas como Guadalupe, José de Freitas, Lagoa do Sítio, Luís Correia, Miguel Alves, União e Várzea Grande. 
Nos últimos cinco anos, com o desafio de buscar alternativas para manter a reforma nas instalações, nessa dinâmica ascendente de oferta de cursos, o CTT instalou diversos laboratórios, acompanhando a proposta de Ensino, Pesquisa e Extensão promovida pela UFPI. 

Recentemente, inaugurou seus primeiros cursos de Pós-Graduação através da Coordenação de Programas Lato Sensu e Residências, da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da universidade em caráter de seleção, sendo pioneiro na modalidade de ensino presencial no CTT, o Curso de Especialização em Perícia e Gestão Ambiental, com duas turmas ofertadas, atualmente em andamento, a segunda turma do referido curso. Outro curso ofertado de Pós-Graduação Lato Sensu, nível de especialização em Educação, Ruralidades e Cidadania em andamento também na modalidade presencial.

Os Eixos Tecnológicos estruturantes dos cursos Técnicos em: Agropecuária, Enfermagem e Informática respectivamente, Recursos Naturais, ambiente, saúde e Segurança, Comunicação e Informação traz para essa Unidade Acadêmica o desenvolvimento do trabalho educativo baseado na articulação de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão.
A infraestrutura acadêmica utilizada para esses fins são:
  • salas de aula
  • auditório
  • laboratórios de pesquisa/ensino:
    • de enfermagem
    • de informática (programação e manutenção)
  • núcleo de experimentação em agroecologia
  • usina de compostagem bombonas de biofertilizantes e minhocário
  • estufa telada
  • horta
  • aviário
  • aprisco
  • estação meteorológica
  • módulos didáticos irrigados:
    • culturas anuais e
    • horta agroecológica
Além disso, estamos em processo de implantação do laboratório de Agroindústria.
A Política de assistência ao estudante desenvolvida no CTT busca contribuir com o desempenho, êxito e permanência dos estudantes por meio das seguintes ações nos últimos 4 (quatro) anos: eixos de Pesquisa e Extensão, Residência Estudantil, Benefício Auxílio Estudantil (estudantes beneficiados apresentam vulnerabilidade social), Auxílio Creche, Auxílio ao Residente, Auxiliar de Aprendizagem (estudantes Monitores das áreas de conhecimento), Auxiliar Acadêmico (estudante beneficiado presta auxílio acadêmico a estudante com necessidades educacionais específica) e Auxílio Emergencial. 

Corpo discente

Corpo docente

Corpo técnico-administrativo

432

matrículas ativas

36

professores
e professoras

24

servidores
e servidoras

Corpo-docente.png
Corpo-discente.png
CORPO-TÉCNICO.png

Cursos ofertados

L_edited.jpg
  • Ensino médio

    • Agropecuária (técnico integrado)

  • Ensino técnico

    • Agropecuária

    • Enfermagem

    • Informática

  • Pós-graduação

    • Especialização em Perícia e Gestão Ambiental (lato sensu)

    • Especialização em Educação, Ruralidades e Cidadania (stricto sensu)

Gestão

V_edited.jpg

Francisco Edinaldo Pinto Mousinho

Diretor

Graduado (1991) em Engenharia Agronômica e no Curso de Formação de Professores das Disciplinas Especializadas (1994), especialista (1992) em Agricultura irrigada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestre (2002) em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor (2005) em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Colégio Técnico de Floriano até 2008, quando chega ao CTT.

X_edited.jpg

Jossivaldo de Carvalho Pacheco

Vice-diretor

Bacharel (2004), licenciado (1999), e especialista (2001) em Matemática, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestre (2011) em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor (2017) em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPI. Professor substituto do Departamento de Matemática da UFPI, do Colégio Técnico de Floriano, e em 2009 chega ao CTT, onde foi coordenador do Ensino Médio e coordenador geral do Pronatec.

Logomarca da Universidade.jpg

Gildásio Guedes Fernandes

Reitor

Viriato Campelo

Vice-reitor

Destaques

Semana%20do%20alimento%20org%C3%A2nico_e
NEA

Semana do Alimento Orgânico

O Projeto Manutenção do Núcleo de Experimentação em Agroecologia propõe fortalecer a construção do conhecimento agroecológico de produtores de hortaliças, das diversas comunidades que procuram o núcleo para informações, oficinas e cursos sobre agricultura de base ecológica e de estudantes dos cursos das ciências agrárias, sendo esses o público beneficiários desse projeto da localidade beneficiada, propõe a assessoria técnica produtiva e de comercialização, para a comunidade em geral ao apoiar o projeto Feira de base agroecológica, a oferta de oficinas sobre produção de hortaliças e se propõe a ser um espaço de estágio supervisionado para os discentes dos cursos das ciências agrárias.

Ações de formação dos familiares dos est
Assistência

Dialogando com os pais e/ou responsáveis dos estudantes do CTT

O Dialogando com os pais e/ou responsáveis dos estudantes do CTT propõe fortalecer a parceria dos Profissionais da Assistência Estudantil, como também dos gestores e professores com os responsáveis e/ou familiares dos estudantes, especialmente de estudantes beneficiados com a residência estudantil. A cada bimestre se desenvolve ações diversificadas, como formações de autocuidado, reconstrução do papel dos pais e/ou responsáveis, visitas guiadas, campanhas de vacinação, entre outros.

Acervo do espaço de Memória CTT.jpg
Acervo

Espaço de Memória do Colégio Técnico de Teresina

O Espaço de Memória do Colégio Técnico de Teresina (CTT) vem se constituindo nos últimos anos, com a integração de técnicos-administrativos, professores, gestores, estudantes dos cursos de Nível Médio concomitante e subsequente. Inicialmente aconteceu a criação do Núcleo de História e Memória do Colégio Técnico de Teresina em etapas, sendo, Etapa I: 2011-2012 e Etapa II: 2012-2013. Temos como meta a abertura do espaço para visitas programadas.

Mais informações

CONTATO.png
EMAIL.png
SITE.png
FACE.png
INSTAGRAM.png
bottom of page