top of page
Marca CTISM.png
O Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) iniciou suas atividades em 04 de abril de 1967. Os cursos inicialmente ofertados eram os técnicos de nível médio em Eletrotécnica e Mecânica, e o objetivo era formar mão de obra qualificada para atender ao processo de desenvolvimento industrial vivido a partir da segunda metade da década de 1960. 

Desde então, a cultura pedagógica do CTISM produziu diferentes identificações, relativas a quatro fases de sua história.
  • A fase inicial “de implantação”, de 1963 até 1969, correspondeu ao período de criação da Escola, refletindo as transformações técnicas e industriais, bem como os interesses políticos do país no Pós-64.
  • Durante 1970 e 1984, a “fase de afirmação” buscou afirmar e ser reconhecido como um centro de formação técnica de qualidade, colocando os primeiros técnicos no mercado de trabalho regional e do sul do país. 
  • A terceira fase, denominada “fase de revisão”, estendeu-se de 1985 até 2003 e, pelo fato de o país se encontrar em um período de redemocratização, acabou gerando uma cultura político-pedagógica de participação gradativa da comunidade nas decisões tomadas em âmbito escolar.
  • Desde de 2004 o CTISM vivencia sua última fase, “de renovação”, passando a ofertar cursos em diferentes níveis e modalidades.
 
Desde a sua implantação, nossos primeiros cursos têm sido mantidos, com redimensionamentos para outras modalidades e/ou turnos. Um exemplo é a oferta de cursos técnicos noturnos, a partir de 1978.

No ano de 1992, foi criado o Curso Técnico de Segurança no Trabalho subsequente ao Ensino Médio e em 1994, o Técnico em Eletromecânica. Já em 1998, o CTISM passou a oferecer o Ensino Médio desvinculado da formação profissional e em 2007, com nova legislação vigente, retornou ao Ensino Médio integrado à formação profissional para os Cursos Técnicos de Eletrotécnica e Mecânica. 

Em parceria com o Curso de Enfermagem e o Hospital Universitário da UFSM, entre 2002 e 2003 foram ofertadas duas edições do Curso Técnico em Enfermagem para capacitar servidores da instituição que possuíam Ensino Médio e Cursos de Auxiliar de Enfermagem. Ainda em 2002, criou-se o Técnico em Automação Industrial na modalidade subsequente. 

Por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, em 2007, o colégio começou a oferecer o Curso Técnico de Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA. No mesmo ano, com a adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e ao Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), houve um aumento significativo do número de vagas ofertadas e, consequentemente, do quadro de professores e servidores técnico-administrativos, além da ampliação e modernização dos espaços físicos.

Com isso, em 2008, dois cursos superiores de tecnologia (CST) foram implantados: Fabricação Mecânica e Redes de Computadores. Além disso, o CTISM passou a oferecer o Curso Técnico em Automação Industrial na modalidade EaD, que esteve presente em onze cidades-polo do Rio Grande do Sul. Visando expandir a oferta de cursos técnicos na área de altas tecnologias, em 2010 o colégio deu início ao Curso Técnico em Eletrônica, ampliando-se as opções de qualificação profissional para a comunidade. 

Em 2012, foi implantado o Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho na modalidade EaD. No mesmo ano, com a adesão ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), Lei 12.513/2011, o CTISM passou a ofertar cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), no âmbito da Bolsa-Formação a integrantes de Unidades Militares de Santa Maria e, em 2013, ao público-alvo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ivorá, RS, passando a contribuir para a (re)inserção de jovens no mundo do trabalho. 

Atualmente, o CTISM conta com sete cursos técnicos subsequentes, quatro cursos técnicos integrados ao ensino médio, e três Cursos de Tecnologia (graduação). Na pós-graduação o colégio atua com o Programa em Educação Profissional e tecnológica (mestrado). 

Devido à posição geográfica de Santa Maria e por ser a única Instituição Federal de formação técnica industrial na Região Central do Estado, o CTISM recebe alunos de diferentes lugares. Após concluírem os cursos, seus egressos atuam em vários estados do Brasil, principalmente na Região Sul, para onde são atraídos por indústrias metal mecânica, de tecnologia, de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, entre outras. Ou então por empreendimentos comerciais, telecomunicações, ensino, pesquisa, extensão universitária, etc.

Corpo discente

Corpo docente

Corpo técnico-administrativo

1.500

matrículas ativas

92

professores
e professoras

36

servidores
e servidoras

Corpo-docente.png
Corpo-discente.png
CORPO-TÉCNICO.png

Cursos ofertados

  • Ensino médio

    • Eletromecânica (técnico integrado - PROEJA)

    • Eletrotécnica (técnico integrado)​

    • Informática para Internet (técnico integrado)

    • Mecânica (técnico integrado)

  • Ensino técnico

    • Automação Industrial

    • Eletromecânica

    • Eletrônica

    • Eletrotécnica

    • Mecânica

    • Segurança do Trabalho

    • Soldagem

  • Ensino superior

    • Tecnologia em Eletrônica Industrial

    • Tecnologia em Fabricação Mecânica

    • Tecnologia em Redes de Computadores

  • Pós-graduação

    • Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica

Feira_de_Ciências_-_2019.jpg

Gestão

Foto Diretor - Rafael Adaime Pinto.jpg

Rafael Adaime Pinto

Diretor

Graduado (2007), mestre (2008) e doutor (2012) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pós-doutor (2014) em Engenharia Elétrica na Universidad de Oviedo, Espanha. Também possui graduação (2011) na Formação de Professores para a Educação Profissional. Professor do CTISM desde 2009, é  pesquisador do grupo GEDRE e do grupo GSEC.

foto Fredi.jpg

Fredi Zancan Ferrigolo

Vice-diretor

Técnico em Eletrotécnica pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (2003). Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e em Formação de Professores para Educação Profissional pela UFSM (2010). Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSM (2009). Professor do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, ministrando as disciplinas de Acionamentos Elétricos, Controladores Lógicos Programáveis, Interfaces Homem-Máquina e Sistemas Supervisórios Industriais.

UFSM_color_640x480.png

Luciano Schuch

Reitor

Martha Adaime

Vice-reitora

Destaques

IMG_9419.jpg
Produção

 Arte, ciência e inovação

Com o objetivo de formar um cidadão completo, o Colégio Técnico Industrial, com a orientação dos docentes, transforma suas salas de aula e laboratórios em  verdadeiros locais de produções artísticas, técnico científicas e de inovação. Confira um pouco do que é produzido.

foto-neverton_edited.jpg
Há vagas

Conheça os cursos ofertados pelo CTISM

Caso você queira saber mais sobre os cursos oferecidos, pode ver os cursos Técnicos (integrados ao ensino médio e subsequentes),  cursos de Graduação e Pós Graduação.
 

Para saber mais sobre nosso cursos:

15754980235470.jpg
Notícias

Fique por dentro e participe das nossas atividades

Veja quais são as novidades do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e da Universidade Federal de Santa Maria.

Mais informações

CONTATO.png
SITE.png
EMAIL.png
INSTAGRAM.png
FACE.png
bottom of page