top of page
Logo Colegio Bom Jesus.png
O Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ) é uma escola de educação profissional vinculada à Universidade Federal do Piauí (UFPI). O CTBJ foi fundado em 1981, com a instituição do então Colégio Agrícola de Bom Jesus (CABJ) que teve sua nomenclatura alterada para Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ) em 2016.  Estamos situados na região do Vale do Rio Gurguéia, no sul do Estado do Piauí, na cidade de Bom Jesus, a 640 km da capital, Teresina (PI). A criação de uma Escola Federal representou uma grande conquista para toda região, que ainda estava desassistida em relação à educação básica e, principalmente, à educação profissional. 
 
A primeira turma do Curso Técnico em Agropecuária teve início em 21 de março de 1982, na Vila Stela, em uma área de 22,5 hectares, onde hoje são desenvolvidas atividades de campo como:
  • bovinocultura
  • apicultura
  • forragicultura, entre outras
Em 1993, foi adquirida uma outra área, no Planalto Horizonte, através da doação da Prefeitura de Bom Jesus, que concedeu uma área de 50 hectares onde funcionava uma escola municipal de 1º grau (ensino fundamental). Com isso, o CTBJ ganha a sua segunda sede, para onde foram transferidas todas as atividades administrativas e didático pedagógicas, passando a ofertar também o Curso de Pré-qualificação em Agropecuária de 1º grau

Em 2006, iniciamos o Programa de Expansão do Ensino Profissionalizante (PROEP), possibilitando a melhoria e a expansão de nossa estrutura física, com a construção de novas salas de aulas e laboratórios de informática, química e enfermagem, o que nos permitiu a oferta de novos cursos técnicos.

A partir de 2007, o CTBJ passou a reduzir gradativamente a oferta de vagas para o Ensino Fundamental e a ampliar a oferta para Ensino Médio e Técnico, tendo como foco a formação técnica dos jovens da região sul do Piauí.

Em 2012, aderimos ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), pactuando cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), priorizando os eixos tecnológicos relacionados às expertises do CTBJ:
  • ambiente
  • saúde e segurança
  • hospitalidade e lazer
  • informação e comunicação
  • produção industrial e
  • recursos naturais
Além dos cursos relacionados ao FIC, também ofertamos cursos técnicos de nível médio, na modalidade de Educação à Distância (EAD) e semipresencial, através do  Médio-Tec:
  • agente comunitário de saúde
  • vigilância em saúde
  • manutenção e suporte em informática
Neste contexto, o CTBJ tem cumprido um importante papel em relação à oferta de Educação Básica, aliada à Educação Profissional de nível médio, nas áreas de conhecimentos voltadas para Agropecuária, Enfermagem, Informática e Ensino Médio, contribuindo assim para alavancar o desenvolvimento sócio econômico da região sul piauiense.
 
Possuímos uma ampla infraestrutura, com diversos espaços e ambientes de aprendizagem, divididos em duas sedes, ambas em funcionamento, mas com atividades diferentes: no Planalto Horizonte funciona a parte administrativa e pedagógica da escola e o setor de produção de suínos, caprinos, aves de corte (frango), cunicultura e ovinocaprinocultura. O Planalto Horizonte possui ainda áreas destinadas a fruticultura, olericultura e pastagem; na Vila Stela, funciona a Residência Estudantil e são desenvolvidas as atividades de campo.

O CTBJ tem buscado aprimorar o trabalho desenvolvendo projetos voltados para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, com  nossos professores desenvolvendo pesquisas através de projetos de Pibic EM e Pibic, Projetos de Extensão e Monitorias. 

Corpo discente

Corpo docente

Corpo técnico-administrativo

507

matrículas ativas

37

professores
e professoras

13

servidores
e servidoras

Corpo-docente.png
Corpo-discente.png
CORPO-TÉCNICO.png

Cursos ofertados

  • Ensino médio

    • Agropecuária (técnico integrado)

    • Informática (técnico integrado)

  • Ensino técnico

    • Agropecuária

    • Enfermagem

    • Informática

Aula%20Pr%C3%A1tica%20(1)_edited.jpg

Gestão

Diretor_edited.jpg

Raimundo Falcão Neto

Diretor

Graduado (1988) em Engenharia Agronômica, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista (1996) em Metologia do Ensino e mestre (2010) em Solos e Nutrição de Plantas, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor do Colégio Técnico de Bom Jesus desde 1992, tem interesse em Agronomia, Associativismo Rural, Caprinovinocultura, Piscicultura, entre outros.

Vice-direto_edited.jpg

Mauricio Ribeiro da Silva

Vice-diretor

Licenciado (2004) em Computação, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), especialista (2005) em Educação pela Faculdade do Piauí (FAP), mestre (2013) em Educação, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e doutorando em Tecnologia. Professor do Colégio Técnico de Bom Jesus desde 2008, atua em Internet das Coisas (IoT), softwares livres e na Educação na interface com as Novas Tecnologias da Informação, entre outros.

Logomarca da Universidade.jpg

Gildásio Guedes Fernandes

Reitor

Viriato Campelo

Vice-reitor

Destaques

Ajustes Condetuf (8).png
Conexão

Webinário das profissões

De 01 a 09 de dezembro acontece o I Webinário das Profissões, evento que conta com palestras sobre profissões e carreiras, que tem como objetivo orientar os estudantes do ensino médio na escolha de suas profissões, através de debates e do contato com profissionais na sua área de atuação.
A organização do evento destaca que é uma ótima oportunidade aos vestibulandos para que conheçam um pouco mais sobre os cursos universitários, as áreas de atuação, o mercado de trabalho, dentre outras informações que contribuam para a escolha da profissão.

destaque 2.png
Tecnologia

Projeto Robótica Educacional

Desde 2015, o Colégio Técnico de Bom Jesus desenvolve atividades e projetos relacionados à Robótica Educacional, envolvendo os alunos do Curso Técnico em Informática. Todas as atividades são pensadas tendo como objetivo principal auxiliar os alunos do CTBJ em seu aprendizado. Os alunos são levados colocar em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula a partir da resolução de problemas. As atividades já renderam alguns prêmios para o colégio, além de aumentar o envolvimento dos discentes com a área da tecnologia.

WhatsApp%20Image%202020-12-04%20at%2009.
Formação

Semana da Enfermagem

O Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Técnico de Bom Jesus, vinculado a Universidade Federal do Piauí (CTBJ-UFPI), realiza todos os anos a Semana da Enfermagem. O evento ocorre entre os dias 12 a 20 de maio, com palestras, minicursos, mostras científicas, dentre outras atividades voltadas a alunos e profissionais de enfermagem da cidade Bom Jesus e região.

Mais informações

CONTATO.png
EMAIL.png
SITE.png
INSTAGRAM.png
bottom of page