O Colégio Técnico (COLTEC) foi criado em 1969 a partir de convênio celebrado entre o Conselho Britânico, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de atender à demanda de formação de profissionais técnicos de nível médio nas áreas de Patologia Clínica, Instrumentação, Eletrônica e Química.

Em 1972, esse convênio foi renovado por mais cinco anos e o COLTEC foi, então, vinculado à Faculdade de Educação (FaE/UFMG). Em 1981, o Conselho Universitário da UFMG estabeleceu, por meio da Resolução Nº25/81 de 06 de novembro daquele ano, as diretrizes para o Centro Pedagógico, Unidade Especial formada pela Escola Fundamental e COLTEC, vinculada à FaE. Essas diretrizes gerais definiram a nova unidade como um espaço de experimentação pedagógica e curricular. 

No período de 1998 a 2009, por determinação do MEC , o COLTEC ofereceu o Ensino Profissional concomitante ao Ensino Médio. A partir de 2010, uma reforma curricular instituiu o ensino técnico integrado e passou a oferecer o curso Técnico em Informática, além dos cursos já existentes – Técnico em Análises Clínicas (anteriormente denominado Patologia Clínica), Técnico em Automação Industrial (anteriormente denominado Instrumentação), Técnico em Eletrônica e Técnico em Química. 

Em 2007 foi criada a Unidade Especial denominada Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG (EBAP). Nesta Unidade, o COLTEC passa a compor um dos três centros de ensino, junto ao Centro Pedagógico (responsável pelo Ensino Fundamental); Teatro Universitário (responsável pelo curso técnico de formação de atores). No ano seguinte foi criada a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o COLTEC faz parte como uma Escola Técnica Vinculada à Universidade Federal. 

Em cumprimento à meta Nº11 do Plano Nacional de Educação (PNE) e à Lei Federal Nº13.005, de 25 de junho de 2014 , o COLTEC aprovou, em 2017, a ampliação da oferta de vagas com a implantação de dois novos cursos na modalidade subsequente: Técnico em Biotecnologia e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas com Ênfase em Programação de Dispositivos Móveis. Também foi aprovada a mais recente reforma curricular para os cursos técnicos integrados de Análises Clínicas, Automação Industrial, Eletrônica, Desenvolvimento de Sistemas (anteriormente denominado Informática) e Química. 

Atualmente, o COLTEC oferta cinco cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: Análises Clínicas, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica e Química e dois cursos técnicos subsequentes: Técnico em Biotecnologia e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas com ênfase em programação de dispositivos móveis. Os cursos integrados são realizados em turno integral e estruturados em três anos, incluindo o estágio curricular. 

O corpo docente desenvolve, com a participação de alunos e servidores técnico administrativos, diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão que contribuem para a formação profissional dos estudantes.

Entre as nossas instalações estão:

  • 21 salas de aulas teóricas e 6 salas ambiente (Geografia, Língua Estrangeira, Educação Artística, Arte, Tecnologia de Projetos e Biologia);

  • 30 laboratórios diversos (Química, Eletrônica, Automação, Patologia Clínica, Biologia, Física, Informática, Tecnologia da Imagem e Tecnologia dos Materiais);

  • 1 sala multimeios;

  • 1 auditório com camarim;

  • 1 biblioteca;

  • 2 vestiários (masculino e feminino);

  • 2 quadras poliesportivas;

  • 31 gabinetes de professores;

  • 3 halls.

Nosso corpo docente conta com 80% de doutores. Nossos laboratórios modernos são alguns dos atributos que conferem excelência ao COLTEC, que comemorou seus 50 anos de fundação em 2019.

Corpo discente

Corpo docente

Corpo técnico-administrativo

867

matrículas ativas

62

professores
e professoras

51

servidores
e servidoras

Cursos ofertados

  • Ensino médio

    • Análises Clínicas (técnico integrado)

    • Automação Industrial (técnico integrado)

    • Desenvolvimento de Sistemas (técnico integrado)

    • Eletrônica (técnico integrado)
    • Química (técnico integrado)
  • Ensino técnico

    • Biotecnologia

    • Desenvolvimento de Sistemas (ênfase em programação de dispositivos móveis)

Gestão

3.7 FOTO DIRETORA PROFA KATIA PEDROSO.jp

Katia Pedroso

Diretora

Licenciada (1985) em Química pela Faculdade Oswaldo Cruz, mestre (2010) e doutora (2015) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Coltec e do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI/UFMG). Experiência na área de Educação, atuando principalmente, no Ensino Médio, na formação de professores de ciências e química e formação de educadores indígenas.

3.6 FOTO VICE-DIRETOR PROF HONDA.jpg

Humberto Honda

Vice-diretor

Mestre (1997) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de projetos de circuitos integrados, implantação lógica de redes de computadores e internet das coisas.

Sandra Regina Goulart Almeida

Reitora

Alessandro Fernandes Moreira

Vice-reitor

Destaques

DESTAQUES - Celebrando 50 anos na educaç

Celebrando 50 anos na educação pública de qualidade 

Em 1969 foi criado o Coltec, para ser um colégio de aplicação, um espaço de experimentação de novas práticas pedagógicas para renovação e aprimoramento dos ensinos fundamental e médio. 

Aplicativo indica lugares seguros para mulheres e comunidade LGBTQIA+

A equipe do Coltec é a representante brasileira na final do Technovation Challenge, levando o aplicativo Mappid, uma plataforma de geolocalização que visa a proteção da comunidade LGBTQIA+ e das mulheres em situações desconfortáveis. 

Professores da UFMG desenvolvem respirador de baixo custo

Uma equipe de professores do Colégio Técnico da UFMG desenvolveu um respirador de baixo custo e com fabricação simplificada. O aparelho tem a capacidade de operar até sem energia elétrica.

Mais informações

Condetuf

Conselho Nacional de Dirigentes das  Escolas

Técnicas Vinculadas às Universidades Federais

+55 61 99677-4297