O Colégio Técnico (COLTEC) foi criado em 1969 a partir de convênio celebrado entre o Conselho Britânico, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de atender à demanda de formação de profissionais técnicos de nível médio nas áreas de Patologia Clínica, Instrumentação, Eletrônica e Química.
Em 1972, esse convênio foi renovado por mais cinco anos e o COLTEC foi, então, vinculado à Faculdade de Educação (FaE/UFMG). Em 1981, o Conselho Universitário da UFMG estabeleceu, por meio da Resolução Nº25/81 de 06 de novembro daquele ano, as diretrizes para o Centro Pedagógico, Unidade Especial formada pela Escola Fundamental e COLTEC, vinculada à FaE. Essas diretrizes gerais definiram a nova unidade como um espaço de experimentação pedagógica e curricular.
No período de 1998 a 2009, por determinação do MEC , o COLTEC ofereceu o Ensino Profissional concomitante ao Ensino Médio. A partir de 2010, uma reforma curricular instituiu o ensino técnico integrado e passou a oferecer o curso Técnico em Informática, além dos cursos já existentes – Técnico em Análises Clínicas (anteriormente denominado Patologia Clínica), Técnico em Automação Industrial (anteriormente denominado Instrumentação), Técnico em Eletrônica e Técnico em Química.
Em 2007 foi criada a Unidade Especial denominada Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG (EBAP). Nesta Unidade, o COLTEC passa a compor um dos três centros de ensino, junto ao Centro Pedagógico (responsável pelo Ensino Fundamental); Teatro Universitário (responsável pelo curso técnico de formação de atores). No ano seguinte foi criada a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o COLTEC faz parte como uma Escola Técnica Vinculada à Universidade Federal.
Em cumprimento à meta Nº11 do Plano Nacional de Educação (PNE) e à Lei Federal Nº13.005, de 25 de junho de 2014 , o COLTEC aprovou, em 2017, a ampliação da oferta de vagas com a implantação de dois novos cursos na modalidade subsequente: Técnico em Biotecnologia e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas com Ênfase em Programação de Dispositivos Móveis. Também foi aprovada a mais recente reforma curricular para os cursos técnicos integrados de Análises Clínicas, Automação Industrial, Eletrônica, Desenvolvimento de Sistemas (anteriormente denominado Informática) e Química.
Atualmente, o COLTEC oferta cinco cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: Análises Clínicas, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica e Química e dois cursos técnicos subsequentes: Técnico em Biotecnologia e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas com ênfase em programação de dispositivos móveis. Os cursos integrados são realizados em turno integral e estruturados em três anos, incluindo o estágio curricular.
O corpo docente desenvolve, com a participação de alunos e servidores técnico administrativos, diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão que contribuem para a formação profissional dos estudantes.
Entre as nossas instalações estão:
-
21 salas de aulas teóricas e 6 salas ambiente (Geografia, Língua Estrangeira, Educação Artística, Arte, Tecnologia de Projetos e Biologia);
-
30 laboratórios diversos (Química, Eletrônica, Automação, Patologia Clínica, Biologia, Física, Informática, Tecnologia da Imagem e Tecnologia dos Materiais);
-
1 sala multimeios;
-
1 auditório;
-
1 biblioteca;
-
2 vestiários (masculino e feminino);
-
2 quadras poliesportivas;
-
31 gabinetes de professores;
-
3 halls;
-
1 sala de estudos.
Nosso corpo docente conta com 70% de doutores. Nossos laboratórios modernos são alguns dos atributos que conferem excelência ao COLTEC, que comemorou seus 50 anos de fundação em 2019.
Corpo discente
Corpo docente
Corpo técnico-administrativo
812
matrículas ativas
60
professores
e professoras
47
servidores
e servidoras
Cursos ofertados
-
Ensino médio
-
Análises Clínicas (técnico integrado)
-
Automação Industrial (técnico integrado)
-
Desenvolvimento de Sistemas (técnico integrado)
- Eletrônica (técnico integrado)
- Química (técnico integrado)
-
-
Ensino técnico
-
Biotecnologia
-
Desenvolvimento de Sistemas (ênfase em programação de dispositivos móveis)
-
Gestão
Katia Pedroso
Diretora
Licenciada (1985) em Química pela Faculdade Oswaldo Cruz, mestre (2010) e doutora (2015) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Coltec e do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI/UFMG). Experiência na área de Educação, atuando principalmente, no Ensino Médio, na formação de professores de ciências e química e formação de educadores indígenas.
Virgínia Fernandes Mota
Vice-diretora
Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Possui mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011) e mestrado em Master 2 Systèmes Intelligents et Communicants - ENSEA/Université de Cergy-Pontoise (2010). Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento de Imagens e Visão Computacional. Suas áreas de interesse incluem visão computacional, reconhecimento de padrões, aprendizado de máquina e ferramentas de acessibilidade para jogos digitais.
Sandra Regina Goulart Almeida
Reitora
Alessandro Fernandes Moreira
Vice-reitor
Destaques
Aplicativo indica lugares seguros para mulheres e comunidade LGBTQIA+
A equipe do Coltec é a representante brasileira na final do Technovation Challenge, levando o aplicativo Mappid, uma plataforma de geolocalização que visa a proteção da comunidade LGBTQIA+ e das mulheres em situações desconfortáveis.