O Centro de Educação Profissional (Cefores), escola técnica vinculada à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), localizado na cidade de Uberaba, Minas Gerais, foi criado no dia 29 de junho de 1990, por meio da Portaria nº 73, da então Secretaria Nacional de Educação Tecnológica do Ministério da Educação (Senete/MEC), hoje Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). 

A escola foi criada para suprir a demanda de mão de obra qualificada de profissionais da área da Saúde para atuar no então Hospital Escola da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, hoje denominado Hospital de Clínicas da UFTM. Como os cursos ofertados inicialmente eram todos da área da Saúde, sua denominação era Centro de Formação Especial de 2º Grau em Saúde. A partir do ano de 2006, quando começou a ofertar cursos de outras áreas, teve sua denominação alterada para Centro de Educação Profissional.

Atualmente a escola oferta cinco cursos técnicos do eixo tecnológico Ambiente e Saúde, um curso técnico do eixo tecnológico Informação e Comunicação, e um do eixo tecnológico Segurança.
 
Além desses, o Cefores aprovou recentemente a proposta de criação do curso técnico em Prótese Dentária, cujo projeto pedagógico está em fase de elaboração. A escola ainda oferta, desde 2004, o Cursinho de Educação Popular, projeto de extensão universitária que prepara alunos que concluíram ou que estejam cursando o ensino médio em escolas públicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros processos seletivos de ingresso no ensino superior.

Por não possuir uma sede própria, a escola sempre dividiu espaços com os demais setores da UFTM, sendo que em seus primeiros 28 anos funcionou na Unidade Praça Manoel Terra. Em 2019, os setores administrativo e pedagógico foram transferidos para o Centro Educacional que possui localização central e privilegiada na cidade de Uberaba. A partir de então passou a contar com espaços mais amplos e modernos, inclusive com gabinetes para docentes no prédio anexo. Nesse local, também passaram a acontecer as aulas teóricas e algumas práticas profissionais.
 
O Cefores possui laboratórios onde são desenvolvidas atividades de pesquisa e práticas de Anatomia, Biologia Molecular, Farmacotécnica, Informática, Microscopia, Química, Radiologia e Saúde Bucal. Além desses, o Cefores divide alguns espaços com outros setores, distribuídos em vários locais do complexo UFTM como o Laboratório Multiuso do Curso Técnico em Análises Clínicas; o Laboratório de Análises Clínicas, Ensino e Assistência; o Núcleo de Treinamento Integrado e o Consultório Odontológico.
 
Nosso centro conta também com campo de estágio e preceptoria em saúde no Hospital de Clínicas da UFTM e brevemente contará com novos laboratórios, cujos equipamentos estão em fase de aquisição e instalação.
 
Por estar vinculado a uma instituição de ensino pública e federal, além das atividades de ensino, o Cefores também realiza diversos projetos de pesquisa e extensão, com o intuito de formar profissionais capazes de intervir na realidade social com autonomia e competência. Além disso, fomenta atualmente projetos de extensão em diversas áreas temáticas como Tecnologia e Produção, Educação, Cultura e Saúde, bem como o programa de monitorias.
 
No ano de 2020, completamos 30 anos de existência. No intuito de celebrar a data especial, a escola está desenvolvendo um projeto de extensão que envolve toda a comunidade e visa a organização dos dados e a sua reconstituição histórica em um livro denominado “CEFORES, 30 ANOS DE HISTÓRIA: a trajetória do Centro de Educação Profissional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro”. Trata-se de uma grata homenagem a todos que ajudaram a concretizar sonhos e transformar vidas, por meio da educação profissional.

Tendo diplomado, ao longo desses 30 anos, aproximadamente 5 mil profissionais, distribuídos entre cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC), o Cefores tem contribuido para atender demandas da sociedade e do mercado de trabalho do interior mineiro e, acima de tudo, para oferecer uma escola pública e de qualidade.

Corpo discente

323

matrículas ativas

Corpo-docente.png

Corpo docente

29

professores
e professoras

Corpo-discente.png

Corpo técnico-administrativo

24

servidores
e servidoras

CORPO-TÉCNICO.png
Sala_de_aula_01_edited.jpg

Cursos ofertados

  • Ensino técnico

    • Análises Clínicas

    • Enfermagem

    • Farmácia

    • Informática

    • Radiologia

    • Saúde Bucal

    • Segurança do Trabalho

Gestão

WhatsApp Image 2020-11-26 at 08.58.10.jp

Teresinha das Graças Lima

Diretora

Possui graduação e licenciatura (1978) em Matemática pela Faculdades Integradas Santo Tomás de Aquino. É especialista em Gestão Estratégica da Educação (2001) pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM). É professora de ensino básico técnico e tecnológico e exerce a função de coordenadora de ensino e supervisora pedagógica do Cefores.

Luiz Fernando dos Santos Anjo

Reitor

Rejane Nascentes

Vice-reitora

Destaques

Captura%20de%20tela%20de%202020-11-25%20
História

30 anos do Cefores

Celebre com a gente, nossas três décadas de dedicação à qualificação profissional no Triângulo Mineiro.

CEPOP_Cefores.png
Equidade

O Cefores te ajuda a entrar na universidade

O CEPOP é um cursinho popular da UFTM que visa ajudar alunos de baixa renda a ingressarem em universidades públicas ou particulares com bolsa pelo ProUni.

Captura%20de%20tela%20de%202020-11-25%20
Comunicação

Jornal do CEFORES Em Rede

Nasce o projeto de manter um informativo, um jornal do CEFORES, para que sejam veiculadas as produções de alunos e professores, as notícias, os eventos, e para que toda a comunidade acadêmica da UFTM e uberabense em geral
conhecesse nossa escola.

Mais informações

CONTATO.png
EMAIL.png
SITE.png
FACE.png