top of page
logo_cavn_4583x4568_300_dpi.png
O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) é uma instituição de ensino vinculada à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e está localizado no município de Bananeiras, na Paraíba. Criado em 1920, a partir do Decreto Presidencial n° 14.118 de 29 de março de 1920 com a denominação de Patronato Agrícola Vidal de Negreiros, é possuidor de uma das maiores tradições no ensino profissional no país, cuja inauguração e iniciação das atividades educacionais se deu no dia 07 de setembro de 1924.

Nossa trajetória segue o rumo das demandas de formação de pessoas, em sintonia com o desenvolvimento do país: houve modificações para implantação de cursos estabelecidos pela Lei Orgânica do Ensino Agrícola em 1934, reformulações que culminaram em uma nova identidade para a instituição, que passou a se chamar Escola Agrotécnica Vidal de Negreiros, já sob a orientação da Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário. Posteriormente, com a publicação do decreto nº 53.558 de 13 de fevereiro de 1964, a então Escola Agrotécnica passou a denominar-se Colégio Agrícola Vidal de Negreiros - deixando de possuir vínculo com o Ministério da Agricultura. Em ato contínuo, em 1976 o CAVN passou a pertencer ao Ministério da Educação, especificamente à Universidade Federal da Paraíba. O CAVN destaca-se como unidade de ensino profissional e técnico e é integrante da Rede Federal de Educação Profissional. 
 
Possuímos uma área construída de mais de 60 mil metros quadrados, entre ambientes administrativos, auditórios, blocos de salas de aulas, ginásios de esportes, áreas de lazer, diversos laboratórios didáticos e de pesquisa científica nas áreas animal, vegetal, análise de alimentos, química, física, biologia, informática, meio ambiente, entre outros. 
 
O CAVN oferta cursos de qualificação profissional e de habilitação técnica, em diferentes modalidades, nas áreas de AgropecuáriaAgroindústriaAquiculturaNutrição e dietéticaInformáticaPaisagismoCiências da Natureza e Veterinária. Destaca-se que o Colégio Agrícola foi pioneiro no país na oferta do curso técnico em Agroindústria, curso criado em 1990 sendo o PPC referência para várias instituições do país.

Além das atividades de ensino, também são realizadas atividades de pesquisa e extensão nas áreas de agropecuária, agroindustrial, tecnologia e saúde, e ciências básicas com estudantes dos diversos cursos técnicos. Sempre junto à sociedade, são desenvolvidos anualmente eventos técnicos científicos e de extensão para atendimento do público em geral, tais como minicursos, seminários, destacando-se a Exposição Tecnológica (EXPOTEC – já na 25ª edição) e o Encontro de Ex-alunos do CAVN.

Em quase 100 anos de serviços prestados à sociedade brasileira, na sua estratégia de desenvolvimento institucional, iniciou o planejamento e elaboração de projetos para oferta de Cursos Superiores de Tecnologia e de Pós-Graduação Tecnológica.
 
Recentemente implantou o programa de internacionalização com o desenvolvimento de ações de integração com parceiros internacionais junto a Portugal e Argentina.
 
O CAVN é uma instituição dinâmica, que vislumbra cada vez mais horizontes de crescimento e desenvolvimento em sua área de atuação, se fazendo presente como referência na formação profissional no âmbito local, regional e nacional.

Corpo discente

Corpo docente

Corpo técnico-administrativo

1.387

matrículas ativas

55

professores
e professoras

70

servidores
e servidoras

Corpo-docente.png
Corpo-discente.png
CORPO-TÉCNICO.png

Cursos ofertados

20_agroind%C3%83%C2%BAstria__edited.jpg
  • Ensino médio

    • Agropecuária​ (técnico integrado)

    • Agroindústria (técnico integrado)

  • Ensino técnico

    • Agropecuária

    • Agroindústria

    • Aquicultura

    • Informática (EAD)

    • Laboratório de Ciências da Natureza

    • Nutrição e Dietética

    • Paisagismo

Gestão

edvaldo_300dpi_edited_edited.jpg

Edvaldo Mesquita Beltrão Filho

Diretor

Graduado (1996) em Agronomia, mestre (1999) em Ciência e Tecnologia de Alimentos e doutor (2008) em Zootecnia, com área de concentração em Avaliação de Produtos de Origem Animal, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Exerce atividades na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando nos cursos técnicos em Agroindústria e Nutrição e Dietética.

rodrigo_300dpi_edited.jpg

Rodrigo Ronelli

Duarte de Andrade

Vice-diretor

Licenciado (1999) em Física, mestre (2004) em Engenharia Mecânica e doutor (2008) em Engenharia Mecânica, na área de Termofluidos, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua nos cursos técnicos em Agroindústria, Agropecuária e no Laboratório de Ciências da Natureza.

logo_ufpb_3187x4568_300_dpi(1).png

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Margareth Diniz

Reitora

Bernardina Freire

Vice-reitora

Destaques

image_edited.jpg
Popularização

EXPOTEC

A Exposição Tecnológica do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (EXPOTEC) é um
evento consolidado na área de popularização e socialização de conhecimentos técnico-
científicos promovido pelo CAVN, sempre seguindo a temática da Semana Nacional de
Ciência e Tecnologia (SNCT). Além da exposição, a comunidade participa de minicursos
e oficinas.

forum cavn.png
Trocas

Fórum de Ensino Básico
e Profissional

Evento que antecede a
abertura da Expotec, representando um momento de transferência de conhecimentos
entre professores e profissionais envolvidos nesta modalidade de ensino.
O evento
está atualmente em sua terceira edição a conta com a participação da comunidade
interna e externa, com participações nacionais e internacionais.

img-20190908-wa0076_edited.jpg
Integração

Encontro Família e Escola

Para promover uma relação escola e família, de maneira responsável e comprometida
com o avanço da sociedade, o CAVN vem realizando periodicamente o Encontro
Família e Escola, sendo um momento de acolhimento das famílias de alunos,
orientações e dinâmicas psicopedagógicas, além de visitas aos Laboratórios da
Instituição.

Mais informações

CONTATO.png
EMAIL.png
SITE.png
FACE.png
INSTAGRAM.png
YOUTUBE.png
bottom of page