Teatro Universitário da UFMG realiza sua primeira formatura de forma virtual

A temporada on-line reúne cenas curtas e oficinas em todo o mês de junho


O que é teatro? Essa indagação, a princípio simples, carrega respostas contraditórias e complexas, sobretudo nesses tempos em que há a necessidade de se suspender o encontro presencial com o público. Sem pretensões de responder ao questionamento inicial, o fato é que as artes cênicas precisaram se reinventar mais uma vez e, de certa forma, adaptar as experiências teatrais para outro território: o ambiente virtual.


Pela primeira vez, no TU/UFMG, os estudantes encerram o ciclo de formação técnica em teatro com uma estreia inteiramente on-line. A turma trilhou um percurso criativo que se aproxima, ao mesmo tempo, da fantasia e da performance, adotando diversas linguagens artísticas no arranjo cênico. Os contos do escritor brasileiro Murilo Rubião compõem o início do fio dramatúrgico de diversas cenas. O conteúdo das apresentações, porém, não se restringe à obra de Rubião. Pelo contrário, as temáticas retratadas em cada cena extrapolam as narrativas do escritor, ampliando o espectro das possibilidades de interpretação e de atuação, reforçando o caráter autoral e o protagonismo de cada formando(a) na construção das cenas.


Antes da pandemia, o contato físico e as trocas presenciais eram dinâmicas comuns do ofício teatral, que é essencialmente coletivo. Contudo, diante do atual cenário de incertezas, o processo precisou ser repensado diversas vezes – tanto em planos pedagógicos, quanto em questões técnico-estruturais. Nesse contexto, os percalços e os conflitos enfrentados para a concepção da formatura foram muitos: de que forma adaptar aulas práticas ao modelo remoto emergencial? Como gravar uma cena em casa? Quais recursos devem ser mobilizados para concretizar a formatura? Como criar em meio ao caos? Como prosseguir diante de tantas adversidades?


“Houve uma força coletiva, mesmo que só” – afirma a formanda Gracielle Prado. Nesse paradoxo, que mescla o estar só com os encontros virtuais, os alunos conseguiram desenvolver todo o trabalho remotamente, contando com a escuta e com o acolhimento dessa “nova” turma, que se reconfigurou totalmente neste processo.





Da dramaturgia à visualidade da cena, o processo criativo foi conduzido pelos próprios formandos, em diálogo com os professores, estagiários, produção e equipe técnica. Ao mesmo tempo, os desafios da execução cênica foram enfrentados com muita criatividade. Pais e mães se tornaram produtores; companheiros (as) atuaram na iluminação; familiares foram encarregados pela manutenção dos objetos cênicos; amigos (as) contribuíram com a gravação. São experiências teatrais que envolveram o apoio de pessoas que, a princípio, não dimensionavam o horizonte dos bastidores e da produção teatral.


Especialmente neste ano, a formatura do Teatro Universitário conta com uma programação diversificada, que reúne cenas curtas e realização de oficinas com equipe e elenco. A temporada on-line acontece entre os dias 04 e 27 de junho pelo canal do YouTube do Teatro Universitário. Acompanhe toda a programação nas redes sociais do TU/UFMG.


Instagram: https://www.instagram.com/teatrouniversitario.ufmg/

Youtube:https://www.youtube.com/channel/UClNxjoW5bXFLmP8IznfphMw

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo