top of page

ESUFRN se prepara para 17ª Conferência Nacional de Saúde

Atualizado: 25 de jun. de 2023

Docentes da participam como conferencistas da etapa municipal das Conferências de Saúde

Este ano acontecerá a 17ª Conferência Nacional de Saúde, evento no qual a sociedade se articula para garantir os interesses e as necessidades da população na área da Saúde e assegurar as diversas formas de pensar o SUS. As etapas municipais, ocorreram entre janeiro e abril deste ano e tiveram como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.


Municípios de todo país têm realizado suas conferências municipais preparatórias, elegendo delegados e elencando propostas que serão destinadas para as etapas estaduais e nacional. As conferências reunem representantes de órgãos públicos, profissionais de Saúde, entidades e organizações da sociedade civil, usuários e pessoas interessadas nas questões relativas à saúde. Nesse evento, que ocorre a cada 4 anos, profissionais com aproximação e experiência no campo da saúde coletiva são convidados a realizar uma apresentação com o tema da conferência, sendo essa apresentação a referência para os debates que se seguem na programação.


Os professores da Escola de Saúde da UFRN participaram como conferencistas da etapa municipal das conferências de cidades do RN. O professor Roberval Pinheiro foi conferencista de Santa Cruz, Nísia Floresta e de Natal. A professora Isabelle Mendes foi convidada do município de Lagoa d'Anta e o professor Matheus Mata foi conferencista do município de São José de Mipibu.


A participação dos professores reforçou a aproximação da ESUFRN com as políticas de saúde, em especial aquelas que garantem a participação social no SUS. Contribuíram para essa verdadeira festa democrática do SUS, um processo político-mobilizador de caráter reflexivo, avaliativo e propositivo, que tem como objetivo discutir com a população, trabalhadores e gestores da saúde a situação da saúde local, propondo melhorias para a saúde do município, do estado e do país, bem como elegendo os delegados que irão participar da conferência estadual. Para mais informações, clique aqui.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conheça os projetos da EAgro

PROJETOS DE EXTENSÃO Ciências Agrárias Saúde e Segurança Alimentar (2021-2023) Orientação: Daniela Cavalcante dos Santos Campos Hortas como promoção de segurança alimentar e educação ambiental em Esco

bottom of page