A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) foi premiada por cinco trabalhos realizados por docentes e discentes da escola
Durante este mês, foi realizado o VIII Congresso Internacional do Programa Internacional Despertando Vocações 2021 (VIII Cointer PDV 2021). Em uma edição 100% virtual, foram realizados:
o VI Congresso Internacional das Ciências Agrárias (VI Cointer PDVAgro),
o V Congresso Internacional de Gestão e Tecnologias (V Cointer PDVGT),
o VIII Congresso Internacional das Licenciaturas (VIII Cointer PDVL) e
o Congresso Internacional das Ciências da Saúde (Cointer PDVS).
Cinco trabalhos feitos por professores e estudantes da escola foram reconhecidos pela premiação.
A EAJ garantiu o pódio, ficando em 3º lugar no VI Cointer PDVAgro, com o trabalho Um Passeio Virtual pelo Mundo Livre da Escola Agrícola de Jundiaí, elaborado por Ana Júlia Santos Lopes, Maíra Lima de Almeida, Adrielly Regina Albuquerque de Souza, Vitor Carvalho Silva e Laércio Nogueira Medeiros.
No V Cointer PDVGT, o 2º lugar ficou com o trabalho intitulado Colaboração, Inovação e Tecnologia: A Experiência de 7 jovens em um Hackathon, feito por Ana Júlia Santos Lopes, Thaís Yutori Watanabe Sasada, Renan Rodrigues Santos, Victórya Leal Altmayer Silva e Viviane Medeiros Silva.
No VIII Cointer PDVL, a EAJ/UFRN conquistou o 1º lugar duas vezes com os trabalhos O Incentivo e a Formação de Leitores e Escritores na Escola Agrícola de Jundiaí, feito por Maíra Lima de Almeida, Jéssica Karoline Carlos Souza dos Santos, Heloise Rodrigues Sabino de Araújo e Juliane Pereira dos Santos, e A Elaboração do TCC em Meio à Pandemia e sua Importância na Construção de Novas Experiências, realizado por Adrielly Regina Albuquerque de Souza, Rayssimira Fernandes Dantas e Viviane da Silva Medeiros. Ainda no PDVL, a EAJ/UFRN ganhou o 2º lugar com o trabalho A Prática da Recepção Escolar e sua Importância na Construção de novas Relações na Pandemia, idealizado por Adrielly Regina Albuquerque de Souza, Caio Henrique Jardelino Lima, Vitor Carvalho Silva e Viviane da Silva Medeiros.
O estudante Vitor Carvalho Silva, que participou de dois dos cinco trabalhos premiados e também foi um dos vencedores na última edição, fala da experiência de estar mais um ano no Congresso.
“Foi uma experiência maravilhosa poder novamente participar de um evento deste nível e ter a oportunidade de submeter alguns relatos de experiência. O mesmo mais uma vez me oportunizou um maior contato com atividades no âmbito acadêmico, de forma extraordinária e surpreendente que colaborou não só para a minha inserção no contexto acadêmico escolar da EAJ, como também para o meu processo de ensino e aprendizagem em meio ao contexto de pandemia em que estamos inseridos. Fiquei extremamente feliz, pois é muito satisfatório ter o trabalho reconhecido. Apenas o fato de submeter um trabalho neste evento já é um grande motivo de alegria e enorme felicidade, e pelo fato de ter alguns dos trabalhos premiados é algo simplesmente incrível”, comemora o estudante do 2° ano do Curso Técnico em Informática.
O trabalho de título A Prática da Recepção Escolar e sua Importância na Construção de novas Relações na Pandemia, que o estudante fez parte, premiado na modalidade “Relato de Experiência”, foi desenvolvido com base no acolhimento de novos estudantes da EAJ/UFRN. O projeto relatou acerca dessa receptividade e da contribuição que ela traz para as relações sociais que acontecem no contexto escolar, onde os jovens estão inseridos durante seu processo de ensino e aprendizagem, e como isso interfere de forma positiva no cotidiano dos estudantes.
“Outro trabalho que considero interessante mencionar é o que desenvolvemos sobre uma atividade realizada por meio de um grupo de alunos que tinham o intuito de divulgar a EAJ para outros discentes do Ensino Fundamental II por meio de uma live realizada no YouTube, no dia 20 de Agosto de 2021, onde de forma divertida e interativa falamos sobre a estrutura física da escola e das pessoas que a compõe, com o objetivo de despertar o interesse destes alunos em realizar o processo seletivo para ingressarem futuramente na instituição”, acrescenta o jovem, comentando acerca do trabalho Um Passeio Virtual pelo Mundo Livre da Escola Agrícola de Jundiaí.
EAJ no Congresso
Em 2020, a EAJ/UFRN também foi premiada no congresso, com os trabalhos:
Quarentena das lives: aprendendo com quarentenas durante a pandemia (Cointer PDVGT),
Diagnóstico dos Resíduos Sólidos Gerados na Escola Agrícola de Jundiaí-UFRN (Cointer PDVAgro),
Carreamento de Nutrientes do Solo Irrigado com Água Salina Mediante Fertilização Orgânica (Cointer PDVAgro) e
Quantificação de Íons Tóxicos no Lixiviado do Solo Submetido a Adubação Orgânica e Irrigado com Água Salina (Cointer PDVAgro).
O Programa Internacional Despertando Vocações promove diversos congressos com a participação de profissionais das mais diversas áreas e de diferentes lugares como Argentina, Chile, Uruguai, México, Angola e Moçambique. O evento configura-se, a cada ano, como um espaço no qual são apresentadas as investigações em andamento nas áreas de Licenciaturas, Tecnologia, Inovação, Ciências Agrárias e Gestão.
Comentarios