top of page

Docentes do CODAI-UFRPE publica pesquisa sobre a educação ambiental no currículo escolar

Atualizado: 16 de dez. de 2021

O professor Everaldo Farias, do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (CODAI/UFRPE), publicou artigo na Educar em Revista sobre como a Educação Ambiental (EA) está presente nas instituições de ensino. O artigo, A Educação Ambiental nos Microcontextos de Produção do currículo na escola, foi escrito juntamente com a professora Carmem Farias.


A principal motivação do estudo foi entender os microprocessos políticos responsáveis por incluir ou excluir a educação ambiental, nos currículos da educação básica.



O trabalho traz análises sobre a inserção da EA em microprocessos políticos, de produção do currículo, em duas escolas de ensino fundamental localizadas no estado de Pernambuco. Evidencia ainda a existência de microcontextos políticos interdependentes entre si que, em articulação, estabelecem os espaços e os modos de inserção da EA nas escolas.


Os dados também revelam que a educação ambiental foi inserida, nas duas escolas, em projetos didáticos associados aos temas transversais e aos conteúdos de componentes curriculares.


Cada escola apresentou particularidades na elaboração curricular e na forma de inserir a EA em suas práticas educativas. Contudo, um elemento comum aparece nos resultados, é a falta de referência às políticas curriculares nacionais de EA, nos textos e discursos escolares. De acordo com o pesquisador Everaldo Farias,


“Há um relativo descompasso nos macrocontextos do ciclo de produção de políticas de EA para a educação básica”

Para ler o artigo

FARIAS; FARIAS. A Educação Ambiental nos microcontextos...
.pdf
Download PDF • 1.39MB

Mais informações

Everaldo Nunes de Farias Filho: everaldo.farias@ufrpe.br.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conheça os projetos da EAgro

PROJETOS DE EXTENSÃO Ciências Agrárias Saúde e Segurança Alimentar (2021-2023) Orientação: Daniela Cavalcante dos Santos Campos Hortas como promoção de segurança alimentar e educação ambiental em Esco

bottom of page