Assessoria de Comunicação

8 de fev de 20212 min

Feira Agroecológica e Cultural da UFPI lança site para aproximar produtores(as) e consumidores(as)

A distância entre produtores (as) de base agroecológica e consumidores (as) da Feira de Base Agroecológica e Cultural da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai ficar mais curta. Será lançado no dia 12 de fevereiro o site da Feira, a página www.feira.ufpi.br vai aproximar produtores (as) e consumidores (as) e terá abas inspiradas nas áreas físicas que a Feira ocupava no Espaço Rosa dos Ventos.

O site foi idealizado pelo Núcleo de Experimentação em Agroecologia (NEACTT), coordenado pela Profa. Dra. Cristiane Lopes. Já o projeto de extensão Feira de Base Agroecológica e Cultural é coordenado pelas professoras doutoras Lila Luz e Cristiane Lopes. “Em tempos de pandemia e de interrupção das edições presenciais da Feira UFPI, o site visa fortalecer a agroecologia no Piauí, por meio da promoção dos produtos de base agroecológica, da cultura local e da produção discursiva sobre a agroecologia enquanto ciência-prática-política-movimento”, informou a professora Cristiane Lopes.

No site, o público vai navegar pelas seções Feira UFPI, Praça da Fartura, Praça dos Sabores, Praça da Criação, Praça dos Saberes, Notícias e Publicações. Serão disponibilizados os números de telefones dos produtores (as) para que os consumidores (as) entrem em contato a fim de adquirir os produtos que tiverem interesse, já que não será realizada comercialização via site. Poderão ser acessados, também, notícias, trabalhos artísticos e culturais, além de trabalhos científicos sobre agroecologia.

Além da professora Cristiane, participaram do desenvolvimento do site o professor Carlos Sá do Colégio Técnico de Teresina, a professora Camila Calado do Departamento de Comunicação Social, o discente Rafael Menezes Oliveira do curso Técnico em Informática do CTT, e os discentes bolsistas da Feira UFPI: Samuel Viana, Karla Karine Lima, Joseph Oliveira e Letícia Rocha.

Feira

A Feira já existe há três anos e acontecia a cada 15 dias no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI, com a participação das comunidades Ave Verde, que é diretamente acompanhada pelo NEACTT, Soim, Serra do Gavião, Alegria e Vale da Esperança. As hortas agroecológicas são acompanhadas pela Comissão Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica (CMAPO), composta por diversas instituições, dentre elas, a UFPI, e coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Prefeitura Municipal de Teresina.

Além de produtos hortícolas de base ecológica, na Feira física eram também comercializados produtos do artesanato local, comidas saudáveis, bem como promovidas apresentações culturais e rodas de conversa sobre diversos temas. “A Feira UFPI é uma festa de cores, cheiros, sons e sabores”, destacou a professora Cristiane.

NEACTT

O NEACTT é um espaço de pesquisa, ensino e extensão da ciência agroecologia dentro do Colégio Técnico de Teresina. Atua desde 2016 quando foi aprovada sua fundação, por meio do edital 02/2016 CNPQ/ MAPA/MICT. As ações do NEACTT são desenvolvidas contemplando a missão da UFPI, especificamente em relação à extensão, na promoção de ações de acompanhamento do processo de transição agroecológica da horta comunitária Ave Verde e em parceria com o projeto de extensão Feira de Base Agroecológica e Cultural da UFPI, com ações de apoio ao processo de comercialização.

    120
    0